Clique e assine por apenas 6,90/mês
Beleza de Blog Novidades sobre o mundo da beleza

Mulher diz ter sofrido um AVC após lavar o cabelo em salão de beleza na Califórnia

O caso aconteceu na Califórnia e, acredite, pode ser mais comum do que você imagina. A norte-americana Elizabeth Smith, de 48 anos, está processando o salão de beleza que frequentava alegando que a posição em que sua cabeça ficou no lavatório ocasionou um AVC (acidente vascular cerebral) duas semanas após a visita, realizada em fevereiro. Ela alega que a posição de hiperextensão […]

Por Tatiana Izquierdo - Atualizado em 26 fev 2017, 11h41 - Publicado em 30 Maio 2016, 18h08
Problema pode ser ocasionado pela posição do pescoço

Problema pode ser ocasionado pela posição do pescoço, que fica muito esticado e provoca lesões

O caso aconteceu na Califórnia e, acredite, pode ser mais comum do que você imagina. A norte-americana Elizabeth Smith, de 48 anos, está processando o salão de beleza que frequentava alegando que a posição em que sua cabeça ficou no lavatório ocasionou um AVC (acidente vascular cerebral) duas semanas após a visita, realizada em fevereiro.

Ela alega que a posição de hiperextensão da coluna cervical, o pescoço, durante a lavagem do cabelo causou uma lesão em sua artéria vertebral, importante vaso sanguíneo responsável por levar sangue ao cérebro. Segundo os estudiosos, a posição de hiperextensão cervical também pode causar dor e tontura.

+ Ritual de beleza diário ajuda a manter a pele hidratada no inverno
+ Testamos o The First: xampu que promete alisar os cabelos

Se você costuma visitar um salão, provavelmente já deve ter saído do local com uma indesejada dor no pescoço depois de lavar os cabelos em alguns tipos de lavatórios. Nos modelos mais antigos, o encaixe para a cabeça deixa o pescoço em uma posição desajeitada, ocasionando desconforto. O grande problema é que as consequências desta postura desajeitada chegam bem além do simples incômodo. Alguns salões já investiram em novos lavatórios, que são mais modernos e permitem que você fique deitado, sem ter que esticar o pescoço e a cabeça muito para trás.

Elizabeth Smith disse para o canal ABC News que seu relato serviria para aumentar a conscientização dos frequentadores sobre a posição e também para não ignorarem o incômodo e a dor, durante a lavagem dos cabelos. Segundo o relatório de um médico enviado ao veículo pelos advogados de Smith, o acidente vascular cerebral a deixou com lesões duradouras. Eles descobriram que ela tinha uma dissecção da artéria, que significa que a parede da artéria tinha se quebrado. A lesão pode levar a um coágulo, causando o AVC. Após o acidente, ela teve perda de habilidades motoras em sua mão esquerda, além de deficiência no olho esquerdo.

Fique atenta para a dor no pescoço quando lavar o cabelo nos salões de beleza

+ Alexandre Nero faz mudança radical e adota cabelo platinado
+ Gianecchini surge de barba e quebra coração de seguidores

O caso da norte-americana não é o único do tipo e a ocorrência de AVC após a lavagem de cabelo no salão já é conhecida dos médicos e tem até nome próprio: síndrome do salão de beleza. “Apesar de ser um evento extremamente raro, um AVC pode suceder uma visita ao salão de beleza. A posição de hiperextensão cervical em lavatórios pode reduzir o fluxo sanguíneo cerebral por compressão dos vasos sanguíneos do pescoço ou mesmo lesá-los ocasionando a formação de coágulos que obstruem artérias que levam sangue ao cérebro”, explica a neurologista Marcela Amaral Jacobina, da Amato Instituto de Medicina Avançada. Esse processo é mais comum em pessoas idosas, pois o canal vertebral pode estar mais estreito e com calcificações.

Continua após a publicidade

O segundo tipo é a chamada lesão da artéria vertebral por compressão, que é causada pela extensão demasiada do pescoço. A cicatrização do vaso machucado pode causar a formação de coágulos, que viajariam pela corrente sanguínea até o cérebro e causariam um AVC. Esse processo é o que Elizabeth acredita que tenha acontecido com ela.

Como evitar

“Em primeiro lugar deve-se evitar hiperextensão exagerada e prolongada do pescoço, principalmente em apoios rígidos e pouco confortáveis. Em caso de dor, deve-se sair da posição imediatamente e deitar-se, para que a cabeça se coloque no mesmo nível do corpo e o sangue possa fluir normalmente”, explica Marcela. É claro que se realmente houver sintomas significativos deve-se procurar orientação médica. Você pode procurar salões com lavatórios que permitam que você fique deitado. Outra opção é fazer um apoio com toalha e posicioná-lo na nuca.

A cadeira utilizada para lavar os cabelos proporciona maior conforto aos clientes e funcionários do salão, desde que esteja na altura correta para o trabalho

+ Creme cria segunda pele e promete desaparecer com as rugas

A neurologista ainda alerta: “Devemos enfatizar que esses eventos geralmente são raros e a relação de causa e efeito é muito difícil de ser estabelecida, já que outros fatores podem causar AVC por mecanismos semelhantes: traumas cervicais e cranianos, infecções, hiperextensão súbita do pescoço como em freadas bruscas etc. Dessa forma mais estudos devem ser realizados”.

Obrigada pela sua visita e não deixe de voltar! Diariamente, o conteúdo sobre beleza e moda é atualizado! Se quiser me conhecer melhor, me siga no Twitter e no Snapchat (TatyIzquierdo)  🙂

Continua após a publicidade
Publicidade