Autor compara campanha inspirada em Brumadinho ao filme ‘Titanic’
O fotógrafo Jorge Berigo diz que campanha que teve repercussão negativa não está equivocada
A marca de produtos para o cabelo Jendayi se tornou alvo de polêmica nas redes sociais após lançar uma campanha-protesto inspirada no rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho (MG). Nas imagens, aparecem modelos cobertos de lama, abraçados e segurando bandeiras do Brasil.
De acordo com o fotógrafo responsável pelas imagens e diretor de marketing da empresa, Jorge Berigo, a intenção era sensibilizar o público para ajudar a região por meio de uma visão artística. Ele diz que a companhia levará um caminhão com voluntários e ração para animais até a cidade afetada ainda nesta semana.
Os retratos controversos foram clicados no último domingo (27), em Atibaia, no interior. Ele conta que os modelos envolvidos não cobraram cachê e que outros profissionais convidados não quiseram participar para “não sujar o cabelo de lama”. “Vimos muita gente usar fotos de vítimas para ilustrar o que está acontecendo, utilizaram a dor de alguém. Nós recriamos a situação“, afirma.
Após a divulgação das imagens, a repercussão negativa levou a marca e o fotógrafo a apagarem suas contas no Instagram. No Facebook, onde a empresa é seguida por cerca de 400 pessoas, as fotos serão mantidas. “Sabíamos que haveria críticas, mas estamos preocupados com quem quer ajudar”, diz. “Acho que não estamos equivocados. Houve a tragédia do Titanic e as pessoas não pagaram para ver [o filme]? Nós não estamos cobrando nada.” Ele acredita que a polêmica ocorreu porque houve a impressão de que os atores teriam posado no local em que ocorreu a tragédia, o que não ocorreu.
Recente no mercado, a Jendayi está instalada na região de Itaquera, na Zona Leste da cidade, tem cerca de cinco meses de existência e conta na sua linha com um xampu, um condicionador e um creme leave-in.
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