Barbeiro da Zona Sul faz sucesso com desenhos realistas nos cabelos

Ana Maria Braga, Juliana Paes, Jair Bolsonaro e Fernando Haddad já ganharam homenagens do profissional

O barbeiro Vailson Antônio, de 32 anos, tem causado alvoroço nas redes sociais com cortes de cabelos para lá de diferentões, estampando diversas personalidades da música, esporte, televisão… O laboratório dessas façanhas é um salão de nome Do Gueto Barber Shop (Avenida Interlagos, 5344), na região de Interlagos, Zona Sul da capital.

Já saíram do QG de Vailson desenhos de diversas figuras a exemplo de Ana Maria BragaJuliana PaesCristiano RonaldoNeymar, Gabigol e grande elenco. Para levar uma dessas estrelas na cabeça, é preciso esperar duas semanas por uma vaga na agenda do profissional e desembolsar cerca de 250 reais. O trabalho leva, pelo menos, uma hora e dura alguns dias — conforme os fios crescem, a arte desaparece.

A destreza para fazer os traços com maquininhas foi aprendida na marra: Vailson nunca frequentou aulas para corte ou penteado; a prática, aqui, foi a maior professora. “Toda vez que eu ia ao salão cortar o meu cabelo, não achava difícil o que via as pessoas fazendo”, explica ele, que sempre teve aptidão e apreço natural por desenhos (“copiava o trabalho de artes do meu irmão mais velho”). Ainda adolescente, conseguiu um aparelhinho emprestado com um amigo e passou a ser a salvação dos conhecidos que precisavam dar um tapa no visual, mas não podiam pagar.

Vailson Antônio: barbeiro faz sucesso com cortes diferentões

Vailson Antônio: barbeiro faz sucesso com cortes diferentões (Reprodução/Veja SP)

No meio deste caminho, aos 17 anos, ele se envolveu com o crime (“eu achava que era um lado mais fácil”) e acabou na Fundação Casa, onde ficou internado durante dois meses, por associação ao tráfico de drogas. Passado o período, voltou à liberdade com outra motivação. “Vi o sofrimento da minha família, decidi que ia dar uma nova vida para eles e para mim também”, declara. Motivado, investiu o pouco que tinha e comprou uma maquininha para realizar cortes em comunidades da periferia da Zona Sul, como o Jardim Cristal, onde mora, e o vizinho Jardim da Paz.

Trabalhando como cabeleireiro, passou a ter vontade de estampar faces na cabeça de seus clientes. “Eu não tinha material suficiente. Pesquisei na internet e vi um barbeiro que fazia rostos, pausei para ver qual material ele usava”, lembra. Munido dos aparelhinhos corretos, passou a fazer os primeiros desenhos.

A aposta deu certo e ele já viajou para diversos destinos brasileiros a fim de levar seus traços. Para valorizar a imagem, usa lápis de olho e outras maquiagens coloridas, mas todo o tracejado é feito mesmo com o cabelo cortado em diferentes camadas e níveis.

Para eventos de cabeleireiros, nos quais bate cartão, ele leva uma série de imagens salvas de celebridades, com o objetivo de cair nas graças das redes sociais e ter trabalho divulgado por uma personalidade. A homenageada da vez foi a apresentadora Ana Maria Braga, que ganhou um retrato ao lado de seu fiel escudeiro, Louro José. Para fazer os cabelinhos loiros de Ana na imagem (confira abaixo), Vailson utilizou um pedacinho de aplique de cabelo loiro.

Entre seus feitos mais curiosos, está uma arte que uniu os então candidatos Fernando Haddad Jair Bolsonaro durante as eleições presidenciais do ano passado. “Em uma feira em Fortaleza, as pessoas só comentavam sobre Haddad e Bolsonaro. Então eu disse: ‘Já que estão falando, vou fazer uma cabeça com eles’, mas só faria se a pessoa deixasse eu desenhar os dois”, explicou. Um rapaz topou e saiu de lá estampando os antagonistas.

No salão e nos eventos que Vailson passa, batem um bolão na preferência os seguintes craques: Neymar, Cristiano Ronaldo e Messi.

Confira alguns trabalhos do barbeiro da Zona Sul:

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s