Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Roberto Alvim provoca polêmica em vídeo de anúncio de editais para cultura

Secretário especial de cultura se pronunciou sobre a comparação na manhã de sexta (17)

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 jan 2020, 11h06

Na noite de quinta (16), a Secretaria Especial de Cultura do governo federal publicou um vídeo em que o secretário Roberto Alvim anunciava o Prêmio Nacional das Artes, novo conjunto de editais que contempla sete categorias, a exemplo de teatro, artes plásticas e música erudita. A peça audiovisual, contudo, chamou a atenção dos internautas por outro motivo: a semelhança de trechos do discurso de Alvim com falas do ministro de propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. 

O trecho do discurso de Alvim que dá base à comparação com Goebbels começa a partir de 1 minuto e 41 segundos do vídeo e diz: “A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional, será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional, e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes do nosso povo – ou então não será nada.”

A fala do ministro nazista que deu origem à comparação é parte do livro Joseph Goebbels: Uma Biografia, escrito por Peter Longerich, e traz o seguinte: “A arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada.”

Continua após a publicidade

Na manhã de hoje (17), o secretário Roberto Alvim publicou em sua página no Facebook um texto sobre o assunto. Nele, desmente qualquer semelhança. “O que a esquerda está fazendo é uma falácia de associação remota:com uma coincidência retórica em uma frase sobre nacionalismo em arte, estão tentando desacreditar todo o Prêmio Nacional das Artes, que vai redefinir a Cultura brasileira…”

No Twitter, o termo #RobertoAlvim é um dos tópicos mais comentados, com quase 40 000 menções, e direito à polarização de opiniões sobre o caso. Veja as postagens abaixo.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.