Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Arte ao Redor Tatiane de Assis é repórter da Veja SP. Acredita que as artes visuais podem aproximar pessoas e descortinar novas facetas da vida.

Roberto Alvim provoca polêmica em vídeo de anúncio de editais para cultura

Secretário especial de cultura se pronunciou sobre a comparação na manhã de sexta (17)

Por Tatiane de Assis 17 jan 2020, 11h06

Na noite de quinta (16), a Secretaria Especial de Cultura do governo federal publicou um vídeo em que o secretário Roberto Alvim anunciava o Prêmio Nacional das Artes, novo conjunto de editais que contempla sete categorias, a exemplo de teatro, artes plásticas e música erudita. A peça audiovisual, contudo, chamou a atenção dos internautas por outro motivo: a semelhança de trechos do discurso de Alvim com falas do ministro de propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. 

Continua após a publicidade

O trecho do discurso de Alvim que dá base à comparação com Goebbels começa a partir de 1 minuto e 41 segundos do vídeo e diz: “A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional, será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional, e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes do nosso povo – ou então não será nada.”

A fala do ministro nazista que deu origem à comparação é parte do livro Joseph Goebbels: Uma Biografia, escrito por Peter Longerich, e traz o seguinte: “A arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada.”

Na manhã de hoje (17), o secretário Roberto Alvim publicou em sua página no Facebook um texto sobre o assunto. Nele, desmente qualquer semelhança. “O que a esquerda está fazendo é uma falácia de associação remota:com uma coincidência retórica em uma frase sobre nacionalismo em arte, estão tentando desacreditar todo o Prêmio Nacional das Artes, que vai redefinir a Cultura brasileira…”

No Twitter, o termo #RobertoAlvim é um dos tópicos mais comentados, com quase 40 000 menções, e direito à polarização de opiniões sobre o caso. Veja as postagens abaixo.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade
Publicidade