Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Quarto geométrico integra exposição no Farol Santander

"Cômodo" é uma instalação criada pela artista sul-coreana JeeYoung Lee

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
26 fev 2020, 12h46

A exposição Devaneios – Os Mundos de JeeYoung Lee está em cartaz no Farol Santander. Com curadoria de Facundo Guerra, traz duas instalações e seis fotografias da artista sul-coreana, conhecida por obras que flertam com a inventividade, típica dos sonhos. Ela também aposta na repetição de padrões.

Edson Kumasa - Farol Santander
My Chemical Romance (2020): instalação como dutos com padrão de fita zebrada (Edson Kumasa/Divulgação)

My Chemical Romance (2020): instalação como dutos com padrão de fita zebrada

A primeira instalação que os visitantes encontram é The Panic Room(2020). A pele do trabalho é uma composição geométrica quadriculada, em tons de azul. Ela cobre o teto, chão e paredes. Também dela emergem outros elementos, como uma tesoura, uma cadeira e um tapete, sem contar as portas encrustadas.

Fotografias de JeeYoung Lee (Edson Kumasa/Divulgação)

A referência para construção do trabalho é a infância da artista e brincadeiras, como esconder-se dentro de um armário em busca de acalento para um mundo externo instável. Essa construção de um universo particular é bastante evidente, contudo a pretensão de ser uma obra de Op Art não é alcançada. A sala, com 7 metros de altura e 9 de largura não propicia recuo suficiente para se imergir no trabalho. 

Foto da exposição do Farol Santander
Fantasia e liberdade nas cenas criadas por JeeYoung Lee (Edson Kusama/Divulgação)

A segunda instalação, com centenas de dutos, chamada My Chemical Romance (2020), repete esse problema. Contudo, é interessante, pela tentativa de camuflagem dos elementos em uma trama amarela e preta, tal qual uma fita zebrada. A forma como os elementos são dispostos também causa curiosidade, é quase um crochê de canos, à espera do visitante, que pode tentar ou não desfazer o entrelaçamento com os olhos.

View this post on Instagram

Installation view of the photographs at the show 'Devaneios -OS MUNDOS DE JEEYOUNG LEE' at Farol Santander Photo: Edson Kumasaka @edsonkumasaka #photography #brasil #brazil #Saopaulo #SãoPaulo #farolsantander #installation #installationart #exhibition #TheLittleMatchGirl #Desire #LastSupper #MyChemicalRomance #Childhood #Meditation #contemporaryart #jeeyounglee #koreanartist #StageofMind #FarolsantanderSP #DevaneiosFarol #Devaneios

A post shared by Jeeyoung Lee (@jee_young_lee) on

Continua após a publicidade

Farol Santander.

Rua João Brícola, 24, 3553-5627. Terça a domingo, 9h às 18h30. R$25,00. Até 3 de maio. No Carnaval: funcionamento normal. Sábado (22) e domingo (23) já tem ingressos esgotados.

+ OUÇA O PODCAST Jornada da Calma

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.