Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Arte ao Redor Tatiane de Assis é repórter da Veja SP. Acredita que as artes visuais podem aproximar pessoas e descortinar novas facetas da vida.

Praça da Sé ganha estátua de ‘super-herói’ negro

Saiba quem será o homenageado da escultura, prevista para ser inaugurada em novembro no Dia da Consciência Negra

Por Tatiane de Assis Atualizado em 24 out 2020, 12h57 - Publicado em 24 out 2020, 12h54

A Praça da Sé vai ganhar uma nova escultura, uma estátua em homenagem ao arquiteto Joaquim Pinto de Oliveira (1721-1811), mais conhecido como Tebas. Ele foi um homem negro escravizado, responsável por obras, como o Chafariz da Misericórdia, o primeiro chafariz público de São Paulo, e as fachadas da igreja da Ordem Terceira do Carmo e da igreja das Chagas do Seráfico Pai São Francisco, no centro de São Paulo. Sua alforria tem diferentes versões, mas deve ter acontecido entre 1777 e 1778.

A nova escultura será feita a partir do projeto desenvolvido pelo artista plástico Lumumba Afroindígena e pela arquiteta Francine Moura. O grande diferencial será a forma como Tebas será representado. Na Sé, ele aparece com um super-herói, com capa e uma espécie de coroas formada por um par de esquadros. A inauguração está prevista para 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. 

View this post on Instagram

#artecura . . . Agradeço á @quimeraatelier por abrir as portas pra esse momento tão especial na minha jornada… 📷 @marshall_farias . . . #escultura #sculpture #iron #steel #metal #art #arte #black #blackman #blacklivesmatter #artwork #light #love #peace #lumumba #afroindígena

A post shared by Lumumba (@lumumba_afroindigena) on

Obrigada pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para conferir minhas postagens no Instagram.

Continua após a publicidade

Publicidade