Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Por dentro da obra>Experimento 1: Bolas sobre Gesso (2019), Marcia Pastore

Comportamento dos materiais e rua 25 de março estão entrelaçadas na construção dessa fotografia

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
21 fev 2020, 12h51

Marcia Pastore tem obras em exibição na Pinacoteca, até 6 de abril, e na Kogan Amaro, até 21 de março. Nessa última exposição, chamada Arapuca, ela apresenta a série Experimento 1, da qual a foto abaixo é parte, mais uma instalação.

O PRINCÍPIO Em seu ateliê na Barra Funda, a artista tem uma estrutura de gesso, uma espécie de cama. “Faço experiências diárias por lá. É como se fosse o meu moleskine”, especifica a paulistana. Na série Experimento 1, ela resolveu atirar bolinhas na estrutura. “O resultado é a criação de uma pintura efêmera no espaço”, diz.

SEM MEDO DE MUVUCA Marcia não se recorda de quantas bolinhas usou para fazer essa série de fotos. Pela imagem abaixo, é possível concluir que ao menos setenta esferinhas de plástico foram recrutadas. “Comprei na Rua 25 de Março, em um dos armarinhos. Tenho a impressão de que o céu e o inferno convivem lá”, afirma.

DIÁLOGO COM A ESCULTURA A produção de peças escultóricas é menos exata do que os visitantes de uma mostra podem imaginar. “Ao moldar a obra, a ideia original se transforma, e o que temos no final é um vestígio”, explica Marcia, que também vê na imagem acima essa valorização da ação quando ela acontece. É o velho “Quem viu, viu!”.

A PERSONALIDADE DO GESSO “Enquanto pó, ele é fino e volúvel. Quando compactado, é duro e registra marcas”, detalha a artista sobre os humores multifacetados do material. Curiosamente, a rede de pesca da instalação Arapuca também tem características parecidas. Em descanso, é frágil; se tensionada, vira uma barreira.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.