Clique e assine por apenas 5,90/mês
Arte ao Redor Tatiane de Assis é repórter da Veja SP. Acredita que as artes visuais podem aproximar pessoas e descortinar novas facetas da vida.

Por dentro da obra > Balneário da Paulista (2014), de Ángela León

Desenho e pesquisa sobre projeto para São Paulo se mistura na ilustração da artista Ángela León

Por Tatiane de Assis - Atualizado em 27 jan 2020, 10h30 - Publicado em 23 jan 2020, 20h12

A ilustração de uma piscina imaginária embaixo da Avenida Paulista é parte do livro Guia Fantástico de São Paulo (R$ 50,00 no site bancatatui. com.br), da espanhola Ángela León. A publicação promete (e entrega) um roteiro de lugares reais e inventados de forma leve e divertida.

De volta ao Brasil

Nascida em Madri, Ángela León ouvia histórias sobre o Brasil contadas pelos avós, que moraram em São Paulo entre os anos 50 e 60. “Eles falavam com muito carinho da cidade. Em 2011, vim para cá”, relata.

Sem regras

“Prefiro trabalhar de manhã, mas não sigo uma rotina”, explica a artista, que morou em São Paulo até 2015. No período, criou mais de 100 desenhos sobre a cidade. No livro, estão aqueles feitos a carvão e lápis.

Outra Paulista

Uma das invenções de Ángela foi uma piscina no “subsolo” da Avenida Paulista. As entradas do balneário ficariam na passagem, também subterrânea, da Rua da Consolação e no Conjunto Nacional.

Inspira e modifica

O projeto Nova Paulista, criado na década de 60 pelo engenheiro Figueiredo Ferraz e pelo arquiteto Nadir Mezerani, inspirou a artista. Ela, porém, mudou à sua maneira a proposta, que acabou não sendo finalizada como previsto.

Continua após a publicidade
Publicidade