Clique e assine por apenas 6,90/mês
Arte ao Redor Tatiane de Assis é repórter da Veja SP. Acredita que as artes visuais podem aproximar pessoas e descortinar novas facetas da vida.

Pintura de Tarsila do Amaral passa a ser exibida no Masp

Obra participou da grande mostra sobre a pintora paulista, que aconteceu de abril a julho na instituição

Por Tatiane de Assis - 15 Nov 2019, 13h21

O Masp passou a exibir desde terça (12) o quadro ComposiçãoFigura Só (1930) da pintora paulista Tarsila do Amaral (1886-1973). A obra é apresentada na exposição permanente do museu, que fica no segundo andar e se chama Acervo Em Transformação. A vinda do trabalho para instituição, que tem outras quatro pinturas em sua coleção, é resultado de um acordo de empréstimo com o colecionador carioca Ronaldo Cezar Coelho, a boa nova foi anunciada em agosto de 2019.

ComposiçãoFigura Só (1930) foi uma das noventa obras que participou da exposição Tarsila Popular, que ficou em cartaz no Masp de abril a julho de 2019. A tela foi feita depois da quebra da Bolsa de Nova York, em 1929. Foi um período conturbado para a artista, que viu sua família perder a fortuna e sofreu com o fim de seu romance com Oswald de Andrade (1890-1954). No término, o escritor ficaria sem o um dos quadro mais importantes da produção da paulista, o enigmático Abaporu (1928). O trabalho, que hoje está no Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (Malba), foi um presente da artista para o seu então marido.

 

View this post on Instagram

Continua após a publicidade

Tarsila do Amaral pela primeira vez nos cavaletes de cristal: Composição (Figura só), 1930, comodato Ronaldo Cezar Coelho @masp #acervoemtransformação #tarsiladoamaral

A post shared by adriano pedrosa (@adrianopedrosa) on

A visitação da tela de Tarsila obedece o horário usual de funcionamento do Masp. Na terça, quando a entrada é gratuita, vai das 10h às 20h. De quarta a domingo, quando o ingresso é R$ 40,00, a visitação acontece das 10h às 18h.

Publicidade