Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Uma ópera sem público no Teatro Municipal, eis a nova peça de Grace Passô

Espetáculo, em vídeo, tem estreia prevista para primeira quinzena de novembro no Festival Brasil Cena Aberta

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 out 2021, 20h43 - Publicado em 25 out 2021, 20h14

O projeto Ficções Sônicas, da atriz, diretora e dramaturga Gracê Passô, prevê vários braços. O primeiro deles, uma instalação sonora, está em exibição na trigésima quarta Bienal de São Paulo. O segundo, uma peça teatral em formato online com 50 minutos de duração, deve estrear na primeira quinzena de novembro no festival Brasil Cena Aberta.

“Todos esses capítulos têm uma pesquisa relacionada ao som e às experiências de negritude no Brasil”, explica Grace Passô, que assina a direção e texto do espetáculo, que se passa no Teatro Municipal. “Esse prédio tão importante para São Paulo funcionou para gente como uma locação. Gravamos dentro dele e fora, trazendo também a situação das pessoas em vulnerabilidade social, o que é muito importante para compreendermos a cidade”, acrescenta.

Sobre a história vista na peça, ela diz: “Estão em cena artistas de diferentes linguagens, artes plásticas, música, dança, os quais no meio da pandemia resolvem ensaiar mesmo sem público, o que aponta para performance como uma necessidade vital, como aquilo que nos coloca em movimento.”

Um dos integrantes do projeto é Lucas Andrade, que complementa: “É uma espécie de ópera sem público.” O ator e artista plástico também traz outra informação sobre a peça: “Todo elenco é negro, o que nos leva a pensar questão racial, um aspecto social muito importante, sobretudo, na pandemia.”

Continua após a publicidade

Também integram o elenco de Ficções Sônicas II o cantor Novíssimo Edgar e a bailarina Sylvia Kamilla. Também é importante dizer que Aline Vila Real assina a assistência de direção e dramaturgia.

Obrigada pela visita. Você pode conferir mais informações sobre artes visuais  Instagram da crítica de arte e repórter Tatiane de Assis.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.