Clique e assine por apenas 5,90/mês
Arte ao Redor Tatiane de Assis é repórter da Veja SP. Acredita que as artes visuais podem aproximar pessoas e descortinar novas facetas da vida.

Covas indica quando poderá ser a reabertura de museus, teatros e cinemas

Prefeito assina hoje (24) os protocolos sanitários que deverão ser seguidos pelas instituições culturais. É o primeiro passo para retomada no setor

Por Tatiane de Assis - Atualizado em 24 set 2020, 13h14 - Publicado em 24 set 2020, 12h44

O prefeito Bruno Covas (PSDB) assina hoje (24), no período da tarde, os protocolos de saúde que deverão ser seguidos para reabertura de instituições e centros culturais na cidade. É o primeiro passo para a reativação das atividades presenciais no setor. O martelo, contudo, será batido no dia 9 de outubro, quando houver por parte do Estado a reclassificação das regiões, de acordo com o Plano São Paulo. Se a capital paulistana entrar na fase verde, museus, cinemas e teatros terão a autorização da prefeitura para reabrir.

Vale lembrar que a retomada no setor cultural já havia sido sugerida pelo governo de São Paulo desde o dia 27 de julho. Na ocasião, a capital paulistana havia permanecido por 28 dias na fase amarela, o que, de acordo com o Plano São Paulo, a avalizaria para realizar atividades culturais. A prefeitura, entretanto, não seguiu a recomendação e colocou como condição a entrada na próxima fase, que é a verde.

Uma esperança no cenário incerto de reabertura foi quando algumas instituições culturais receberam no dia 19 de setembro um documento com as normas que deveriam seguir para receberem visitantes. Nas entrelinhas, era um sinal de que elas já deveriam se preparar para abrirem as portas novamente.

No caso específico dos museus, o encaminhamento da reabertura é mais do que bem-vindo. Há exposições importantes “congeladas”, devido à pandemia. Alguns exemplos são as mostra de Helio Oiticica (1937-1980) e Trisha Brown (1936-2017) no Masp, OSGEMEOS e Hudnilson Jr. (1957-2013) na Pinacoteca e Paz Errázuriz, no Instituto Moreira Salles.

Obrigada pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para conferir minhas postagens no Instagram.

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade