Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Museu do Louvre: Mona Lisa volta, Homem Vitruviano “sai”

Instituição francesa tem pedido de empréstimo suspenso por justiça italiana

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
9 out 2019, 20h09

Leonardo Da Vinci (1452-1519) tem movimentado o Museu do Louvre. Na segunda (7), a instituição francesa anunciou que Mona Lisa, uma das obras do artista, voltaria ao espaço em que, desde 2005, ela é apresentada, a Salle des États. O ambiente passou por uma reforma que durou dez meses. Na repaginação, em que as paredes ganharam um azul marinho, a pintura mais conhecida do mestre italiano teve que ser transferida para outro lugar: a galeria de Médici.

A reforma na Salle des États é parte dos preparativos para uma grande retrospectiva de Da Vinci no Museu do Louvre, que abre no dia 24 de outubro. Mas a mostra está em clima de suspense desde terça (8), quando a justiça italiana suspendeu a autorização do empréstimo do desenho Homem Vitruviano (1490), outro clássico do renascentista, para a instituição francesa.

O quiprocó é resultado de uma ação que a associação Italia Nostra apresentou ao tribunal administrativo regional (TAR) da região de Vêneto. Segundo o grupo, o empréstimo violaria o código de propriedade cultural do país, segundo o qual não podem sair do território os bens que constituem as principais atrações de uma seção específica de um museu, galeria de arte, biblioteca, coleção de arte ou bibliográfica.

Continua após a publicidade

Uma das consequências dessa orientação é então a suspensão do acordo firmado com Paris pelo ministério do patrimônio cultural, que previa que o Louvre receberia o Homem Vitruviano, mas emprestaria cinco obras de Rafael de Sanzio (1483-1520) e dois esboços de Giovanni Francesco Penni (1490-1528) para uma exposição no palácio Quirinal em Roma, prevista para março de 2020.

+ OUÇA O PODCAST Empoderar meninas – É tudo isso mesmo?

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.