Clique e assine por apenas 5,90/mês
Arte ao Redor Tatiane de Assis é repórter da Veja SP. Acredita que as artes visuais podem aproximar pessoas e descortinar novas facetas da vida.

Grupo espalha mensagens positivas pelas ruas de São Paulo

Mais de 40 localidades já receberam as frases, incluindo a Avenida Paulista

Por Tatiane de Assis - Atualizado em 22 Maio 2020, 12h39 - Publicado em 21 Maio 2020, 22h26

No final de semana do feriado de Páscoa, o produtor gráfico Victor Ghiraldini fez um convite a um grupo de amigos: unir forças para espalhar frases positivas durante a quarentena para evitar o avanço da Covid-19 pela cidade de São Paulo, por meio da técnica de estêncil.

Convite aceito, o diretor de criação Marcelo Nogueira criou as mensagens a serem marcadas no asfalto. Para registrar a iniciativa, mais tarde intitulada de Ruas do Bem, foram chamados os fotógrafos Bruno Sandini, Acauã Fonseca, Natasha Fernandez e Denis Phillips.

View this post on Instagram

Abril de 2020. Início da crise do Covid19 no Brasil. Sem vacina ou medicamento eficaz, nossa única defesa contra o espalhamento do vírus era o isolamento social. Mesmo assim, figuras importantes da sociedade minimizavam o perigo da doença e incitavam as pessoas a voltar para as ruas. Acontece que elas, as ruas, ao invés de simplesmente assistirem a tudo isso caladas, decidiram falar. … Assim nasceu o projeto Ruas do Bem. . Idealização > @victor_ghiraldini Texto e Frases > @nognogueira . Fotografia > @_aka1 @brunosandini @natashaedurne @coresesons . Realização > @thedeeppam @babicaputo @leomancenido @mobtchello @_rafa.meireles @je.quadros @ssidbatista @pedrodedeus Apoio > @miolopg @impactmidiabr @smculturasp @urbanismopref . . #ruasdobem #coronavirus #covid_19 #covid #covid19brasil #fiquememcasa @parque_minhocao @elevadao @stenci@mundo_rua_sp #corona #virus #covid19 #quarantine #stayhome #socialdistancing #staysafe #pandemic #pandemia #bhfyp #coronavirusbrazil #coronavirusoutbreak #coronavirusnews #estencil #estêncil #artesgraficas #elevadojoaogoulart #minhocao #minhocão @sp_arte @spdagaroa

A post shared by Ruas do Bem (@ruasdobem) on

Até o momento, mais de 40 pontos na cidade receberam as frases com tom otimista. Elas  têm cerca de 15 metros de comprimento. A primeira ação, que ocorreu na madrugada do dia 21 de abril, surpreendentemente concentrou a realização de 25 intervenções. De acordo com Ghiraldini, o próximo passo é estender a iniciativa para a periferia. 

Continua após a publicidade

+ Assine a Vejinha a partir de 6,90

“Estamos pensando no formato e adequando as mensagens, porque não faz sentido chegar lá e só jogar tinta no chão. Nem falar para as pessoas ficarem em casa, considerandos as dificuldades de moradia”, reflete ele.

View this post on Instagram

Na penúltima semana de Abril, algumas ruas de São Paulo ganharam intervenções artísticas e amanheceram com mensagens inspiradoras, a intenção foi reforçar a importância do isolamento social na luta contra o coronavírus. “A cidade não está vazia. Está cheia de amor ao próximo" ( frase de @nognogueira), lida no asfalto acima, está na avenida paulista em frente ao @masp. . Idealização > @victor_ghiraldini Frases > @nognogueira . Fotografia > @brunosandini . Realização > @thedeeppam @babicaputo @leomancenido @mobtchello @_rafa.meireles @je.quadros @ssidbatista @pedrodedeus Apoio > @miolopg @impactmidiabr @smculturasp @urbanismopref . #ruasdobem #coronavirus #covid_19 #covid #covid19brasil #fiquememcasa @parque_minhocao @elevadao @stenci@mundo_rua_sp #corona #virus #covid19 #quarantine #stayhome #socialdistancing #staysafe #pandemic #pandemia #bhfyp #coronavirusbrazil #coronavirusoutbreak #coronavirusnews #estencil #estêncil #artesgraficas #elevadojoaogoulart #minhocao #minhocão @sp_arte @spdagaroa

A post shared by Ruas do Bem (@ruasdobem) on

O projeto Ruas Do Bem utiliza tinta à base de água nas intervenções, que tiveram o aval da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU).

Continua após a publicidade
Publicidade