Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Lima Duarte é homenageado em exposição no Itaú Cultural

Mostra em cartaz a partir desta quarta (18) tem entrada gratuita. Visita precisa ser agendada previamente

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 18 nov 2020, 11h20 - Publicado em 18 nov 2020, 11h16

O Itaú Cultural inaugura nesta quarta (18) uma exposição sobre a carreira do ator Lima Duarte, nome artístico do mineiro Ariclenes Venâncio Martins. O artista, de 90 anos, é parte do panteão da TV brasileira, tendo marcado história em novelas, como O Bem Amado (1973), Roque Santeiro (1985), O Salvador da Pátria (1989), Pedra Sobre Pedra (1992), entre outras.

A mostra, que ocupará o primeiro piso do centro cultural, contará com cerca de 130 itens, entre fotografias, vídeos, figurinos e uma holografia. “Claro que fala muito de Guimarães Rosa, tal. Acho que já estou enchendo um pouco com esse negócio de Guimarães Rosa, mas  é porque eu conheço o Grande Sertões: Veredas quase de cor. E conheço e amo ele. O Rosa me pegou fundo, me agarrou, me botou de joelhos diante do Brasil que ele mostra”, contou Lima Duarte sobre a exposição, com exclusividade à VEJA SÃO PAULO.

A expografia da mostra ficou a cargo de Kleber Montanheiro, que com a pandemia teve que reformular todo o projeto e contou na retomada com a ajuda do roteirista Daniel Veiga. O conceito que guiou a ocupação do espaço foi a figura do planetário. As estrelas que podem ser vistas por lá, na verdade, são fotografias de Lima Duarte, que contam um pouco da sua infância, nos anos 30, e dão conta de seus inúmeros feitos no teatro e na televisão.

Continua após a publicidade

Para seguir os protocolos de saúde contra a Covid-19, também foram feitas alterações. Para acionar um vídeo de audiodescrição, por exemplo, o visitante não tocará na tela, mas sim deverá usar um pedal. Outra novidade é o fim dos fones de ouvido coletivo. É pedido que as pessoas levem seus próprios fones para acessar os conteúdos audiovisuais. Para quem não tiver, o Itaú disponibilizará itens descartáveis. Outro ponto importante é a lotação, somente seis pessoas poderão estar em cada ambiente.

Ocupação Lima Duarte

Continua após a publicidade

Itaú Cultural. Avenida Paulista, 149, Bela Vista, ☎ 21681777. Terça a sexta, 13h às 19h; sábados e domingos, 10h às 16h. Grátis. Até 10 de janeiro de 2021. Agendamento da visita em:  sympla.com.br/agendamentoic

Obrigada pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para conferir minhas postagens no Instagram.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.