Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Instituto Tomie Ohtake apresenta mostras sobre arquitetura e fotografia

Exposições, que enfocam Oscar Niemeyer e o mundo árabe, têm entrada gratuita

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 18 abr 2019, 16h47 - Publicado em 18 abr 2019, 16h46

Fotografia e arquitetura permeiam duas mostras no Instituto Tomie Ohtake. Oscar Niemeyer — Territórios da Criação, em cartaz até 19 de maio, passeia pela carreira do arquiteto carioca, que morreu em 2012, por meio de aproximadamente 120 itens. Há espaço para desenhos, fotos, vídeos, letras de música e mobiliário. A espreguiçadeira Rio (1977), na qual ele orquestra conforto e beleza de maneira ousada, surge de forma tripla: além de um exemplar e de uma versão em miniatura, ela aparece em um retrato de Niemeyer, feito por Edu Simões, em 1998. Taswir — Fotografia Árabe, por sua vez, segue até o dia 28 e amplia a percepção dos paulistanos ao trazer 65 imagens que questionam estereótipos acerca dessa etnia. O espanhol Roger Grasas, por exemplo, é autor de uma obra que flagra uma cena em uma estrada da Arábia Saudita. O tom preto das vestes de uma mulher contrasta com um automóvel colorido, no qual é vendido sorvete. O cenário se completa com o terreno pedregoso e torres de eletricidade ao fundo. Instituto Tomie Ohtake. Rua Coropés, 88, Pinheiros, ☎2245-1900. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.