A Hebraica sedia leilão de arte com obras avaliadas em mais de 40 milhões

Parte do valor arrecadado será revertido para o projeto Felicidade, do rabino Shabsi Alpern

Na próxima segunda (11), às 20h, o clube A Hebraica recebe no teatro Anne Frank o leilão Grandes Coleções. Organizado pelo curador Pedro Mastrobuono, o evento contará com 186 obras, cujos valores ele estima ultrapassar os 40 milhões de reais. Comandado pelo leiloeiro Sergio Altit, o arremate destinará 20% do valor arrecadado para o projeto social Felicidade, criado em 2001 pelo rabino Shabsi Alpern, da entidade beneficente Beit Chabad do Brasil. A iniciativa promove um circuito de atividades para crianças e adolescentes,  com baixo poder aquisitivo e que estão em tratamento contra o câncer.

No conjunto reunido estão obras de Almeida Júnior (1850-1899), Pedro Américo (1843-1905) e Alfredo Volpi (1896-1988). Esse último tem duas obras colocadas à venda: Fachada, produzida na década de 50, e Bandeirinhas, produzidas entre os anos 60 e 70. Ambas atestam uma mudança que se sucederia na carreira do artista, que incluiu o abandono da perspectiva clássica. Contudo, a segunda pintura, devido a pouca oferta de trabalhos semelhantes, deve chamar mais atenção dos possíveis compradores.

Fazem parte ainda do arremate obras de Ismael Nery (1900-1934), Leonilson (1957-1993) e Mira Schendel (1919-1988). O conjunto completo poderá ser visto no Salão Marc Chagall, também na Hebraica, até 9 de novembro. “Reuni esse conjunto ao longo de nove meses, são obras provenientes de cinquenta diferentes coleções”, explica Mastrobuono.

O projeto Felicidade, do rabino Alpern, promove mini maratonas de atividades, durante cinco dias, para grupos de quatorze crianças e adolescentes. Os participantes são selecionados em todo o país, em 32 hospitais parceiros, onde fazem tratamento contra câncer. Por aqui, a turma vai a exposições e sessões de cinema, tudo com a companhia da família, além de ganhar presentes, como roupas, brinquedos e material escolar.

 

Leilão Grandes Coleções

Clube A Hebraica. Teatro Anne Frank. Rua Hungria, 1000, Jardim Europa, ☎ 38188800. Segunda (11), 20h.

Exposição das peças. Salão Marc Chagall. Sexta (8), 10h às 17h; sábado, fechado;  domingo (9), 10h às 20h.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s