Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Arte ao Redor Tatiane de Assis é repórter da Veja SP. Acredita que as artes visuais podem aproximar pessoas e descortinar novas facetas da vida.

Em ação inédita, galerias de arte se unem para driblar impacto da pandemia

Event on-line P.art.ilha reúne 25 empreendimentos de pequeno e médio porte

Por Tatiane de Assis Atualizado em 13 Maio 2020, 18h49 - Publicado em 23 abr 2020, 19h04

25 galerias de pequeno e médio porte, a exemplo da Oma, Sé e B_arco, se uniram a fim de mitigar os efeitos da pandemia de Covid-19 no circuito de artes visuais. O grupo pretende lançar no dia 1º de maio um evento on-line, denominado P.art.ilha.

O evento será realizado nos sites das galerias, onde elas disponibilizarão uma seleção de obras que poderá será adquirida com uma condição especial. Ao comprar um trabalho de “X” reais, o colecionador ganha um crédito também de “X” para fazer uma nova aquisição necessariamente de um segundo artista, na mesma galeria.

“A ideia é fazer com que mais obras circulem, contemplando assim mais artistas, em um momento difícil como esse. Os valores das receitas dessas obras vão ser repartidos entre as galerias, os artistas e  uma entidade social, que ainda será definida”, explica Thomaz Pacheco, da Oma Galeria.

O núcleo-duro que deu origem ao P.art.ilha é fruto de um grupo de WhatsApp, que já existia desde 2019 a fim de fomentar práticas colaborativas no mercado, contudo a quarentena acelerou o processo. No momento atual, as reuniões são feitas no aplicativo de videoconferência Zoom e a adesão de novos membros é bem vinda.

Assine a Vejinha por 6,90 mensais.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade