Farol Santander apresenta exposição luminosa

Instalação de Maja Petric também é interativa, é possível ver sua silhueta refletida por lá

A exposição Constelação – Somos Todos Feitos de Luz ocupa o Farol Santander, na região central. A mostra traz uma instalação da artista croata Maja Petric, feita com um tecido que tem pequenos círculos de prata que refletem a luz de seis projetores à laser, espalhados pelo espaço. A curadoria é do paulistano Antonio Curti.

No momento em que o visitante entra, ele se depara com um corredor que pode ser tido como um prelúdio da mostra. Nas laterais, estão os tecidos, que a olho nu parecem fios de nylon separados e brilhantes. Há também espelhos que enganam os visitantes ao criar ambientes que não existem. É preciso ter cuidado para não bater a cabeça em um deles, na tentativa inocente de explorar o espaço.

Formas luminosas: exposição Constelação no Farol Santander

Formas luminosas: exposição Constelação no Farol Santander (Júnior Viana/Divulgação)

 

View this post on Instagram

Constelações

A post shared by Shamsh Haddade (@shamshaddade) on

Poucos metros depois desse prefácio, há uma estrutura com 98 metros cúbicos, feitas com o mesmo material. A surpresa se dá porque em uma de suas faces é possível ver de forma mais evidente o reflexo dos visitantes. De acordo com Curti, essas sombras formam uma coreografia sem fim, abastecida pela captação dos movimentos das pessoas que contemplam a obra. Não é possível, contudo, determinar quando a pessoa vai se ver. Pode ser hoje ou daqui a três meses, depende do algorítimo usado no trabalho.

Silhuetas refletidas: sensores de movimento e software trabalho na construção de uma coreografia contínua

Silhuetas refletidas: sensores de movimento e software trabalho na construção de uma coreografia contínua (Júnior Viana/Divulgação)

 

Farol Santander.

Rua João Brícola, 24, 3553-5627. Terça a domingo, 9h às 18h30. R$25,00. Até 3 de maio. No Carnaval: funcionamento normal. Sábado (22) e domingo (23) já tem ingressos esgotados.

+ OUÇA O PODCAST #SPsonha

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s