Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Mostras que serão destaque nas artes visuais no ano de 2021

O que vem por aí no calendário de museus e centros culturais da capital paulista

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
25 dez 2020, 11h30

Masp

Diante das incertezas que rondam o ano que vem — a pergunta “Quando começará a vacinação contra Covid-19?” é uma das mais presentes —, os museus organizam seus calendários já prevendo a possibilidade de ajustes. Mas, se tudo seguir conforme o planejado, o Masp apresentará em agosto a mostra da escultora Maria Martins (1894-1973), com curadoria da também mineira Isabella Rjeille. Maria conquistou o eixo Estados Unidos-Europa com suas formas eróticas e viscerais, como Glebe-Ailes (na foto; 1944), nos anos 40. Aqui no Brasil, porém, sua produção recebeu avaliações negativas, como a do crítico Mário Pedrosa (1900-1981).

Carolina Maria de Jesus: escritora terá sua produção revista no IMS.
Carolina Maria de Jesus: escritora terá sua produção revista no IMS. (KeiJu Kobayashi/Divulgação)

Instituto Moreira Salles (IMS)

A escritora Carolina Maria de Jesus (acima; 1914-1977)tem sua produção debulhada em junho no Instituto Moreira Salles (IMS), enquanto Clarice Lispector (1920-1977) é ponto de convergência de uma mostra por lá em julho. O fotógrafo e escultor Mário Cravo Neto (1947-2009) também tem seu lugar na programação, em uma exibição prevista para março.

Anita Mafallti: MAM celebra 100 anos de Semana de 22
Anita Mafallti: MAM celebra 100 anos de Semana de 22 (Domínio Público/Divulgação)

Museu de Arte Moderna (MAM)

Obras de Anita Malfatti (acima; 1889-1964), Cícero Dias (1907-2003) e Di Cavalcanti (1897-1976) integram Moderno Onde? Moderno Quando? Modernismo e A Semana de 22. A mostra toma o Museu de Arte Moderna (MAM) entre agosto e dezembro como parte da celebração dos 100 anos do evento histórico que propôs novas perspectivas para as artes no Brasil. À frente da atração estão as curadoras Aracy Amaral e Regina Teixeira de Barros.

Obra
Obra “Enigma entre Eu e Tu” (2014): produção de Sidney Amaral segue viva (João Liberato Vidotto/Divulgação)

Sesc

No Sesc Jundiaí, com abertura prevista para fevereiro, merece atenção Viver Até o Fim o que Me Cabe! — Sidney Amaral, uma Aproximação, que reaviva a produção e memória do artista e professor paulistano, morto em 2017. Ele é o autor da tela Enigma Entre Eu e Tu (à esq.; 2014).

Continua após a publicidade

Japan House + Bienal de São Paulo

No segundo semestre na Japan House, como parte da programação da 34ª Bienal de São Paulo, será apresentada uma instalação da japonesa Yuko Mohri, que assina Parade (à esq.; 2017). Em tempo: a Bienal tem início previsto de sua principal mostra para 4 de setembro. A curadoria é do italiano radicado no Brasil Jacopo Crivelli.

Parade (2020): obra de Yuko Mori, que tem mostra no Brasil em 2021
Parade (2020): obra de Yuko Mori, que tem mostra no Brasil em 2021 (Centre Pompidou/Divulgação)

Farol Santander

Anote aí também: a exposição do coletivo japonês de arte digital TeamLab deve ocorrer no mês de novembro no Farol Santander. Anteriormente, a previsão era 2020, mas não deu. Na nova data, será apresentada a instalação Grafitti Flower Power.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.