Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Arte ao Redor Tatiane de Assis é repórter da Veja SP. Acredita que as artes visuais podem aproximar pessoas e descortinar novas facetas da vida.
Conteúdo para assinantes

Exposição une arte, arquitetura e design

Mais de 100 obras são exibidas na mostra da curadora mexicana Sol

Por Tatiane de Assis Atualizado em 17 abr 2020, 11h39 - Publicado em 17 abr 2020, 06h00

A exposição Antologia de Arte e Arquitetura está montada no galpão Fortes D’Aloia & Gabriel, no bairro da Barra Funda. Mas fechou para visitação em 14 de março, devido à pandemia do novo coronavírus. Como alternativa, é possível fazer uma visita virtual por meio do link: aaaonlineviewing.com.br.

O conjunto apresentado, com cerca de 100 itens, foi selecionado pela arquiteta Sol Camacho. “A ideia da mostra é apagar limites entre artes visuais, arquitetura e design”, afirma a mexicana, que dá asas à imaginação. Seguindo sua linha de raciocínio, a obra Skin Selfie (2019), da paulistana Jac Leirner, e suas 203 sedas para cigarro arranjadas verticalmente, poderia ser vista, quem sabe, como um embrião de um biombo. O item seria um tanto transparente e frágil, é verdade, mas haveria quem topasse a empreitada.

Outro elemento interessante da mostra são os materiais utilizados na expografia, também idealizada por Sol. A arquiteta escolheu blocos de concreto rosa. Empilhados, eles abrigam, por exemplo, a cadeira FDC1 (1930), de aço-carbono e couro, projetada pelo multiartista Flávio de Carvalho (1899-1973). Quando a exibição terminar (não há ainda data estabelecida), as peças retangulares vão ter outro fim. Na comunidade de Paraisópolis, servirão para a construção de uma horta comunitária.

  • Publicidade