Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Conteúdo para assinantes
Continua após publicidade

Exposição une arte, arquitetura e design

Mais de 100 obras são exibidas na mostra da curadora mexicana Sol

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 17 abr 2020, 11h39 - Publicado em 17 abr 2020, 06h00

A exposição Antologia de Arte e Arquitetura está montada no galpão Fortes D’Aloia & Gabriel, no bairro da Barra Funda. Mas fechou para visitação em 14 de março, devido à pandemia do novo coronavírus. Como alternativa, é possível fazer uma visita virtual por meio do link: aaaonlineviewing.com.br.

O conjunto apresentado, com cerca de 100 itens, foi selecionado pela arquiteta Sol Camacho. “A ideia da mostra é apagar limites entre artes visuais, arquitetura e design”, afirma a mexicana, que dá asas à imaginação. Seguindo sua linha de raciocínio, a obra Skin Selfie (2019), da paulistana Jac Leirner, e suas 203 sedas para cigarro arranjadas verticalmente, poderia ser vista, quem sabe, como um embrião de um biombo. O item seria um tanto transparente e frágil, é verdade, mas haveria quem topasse a empreitada.

Outro elemento interessante da mostra são os materiais utilizados na expografia, também idealizada por Sol. A arquiteta escolheu blocos de concreto rosa. Empilhados, eles abrigam, por exemplo, a cadeira FDC1 (1930), de aço-carbono e couro, projetada pelo multiartista Flávio de Carvalho (1899-1973). Quando a exibição terminar (não há ainda data estabelecida), as peças retangulares vão ter outro fim. Na comunidade de Paraisópolis, servirão para a construção de uma horta comunitária.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.