Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Exposição faz homenagem a centenário do célebre educador Paulo Freire

A mostra, no Itaú Cultural, traz cerca de 160 itens de sua vida, com algumas raridades, produções famosas e depoimentos em vídeo sobre o intelectual

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 set 2021, 06h00

Em 2021, ano em que é celebrado o centenário de nascimento do educador Paulo Freire (1921-1997), o Itaú Cultural abre uma exposição em homenagem ao intelectual brasileiro, nascido em Recife e conhecido, dentre outros motivos, por ter criado um método de alfabetização de adultos.

foto em preto e branco de paulo freire, que está olhando para o horizonte com barba longa branca e chapéu em frente a uma escola estadual que leva seu nome
O educador Paulo Freire: homenagem no Itaú Cultural com cerca de 160 itens referentes ao intelectual (Eduardo Maia/Ana Maria Araújo Freire/Divulgação)

“Deveríamos abrir a mostra em 2020, mas a pandemia quebrou nossas pernas”, explica Claudiney Ferreira, diretor do núcleo de audiovisual e literatura da instituição e um dos membros da curadoria. “Inicialmente, haveria um espaço central onde as pessoas teriam acesso a títulos escritos por Paulo Freire. Apesar de haver pessoas pensando que a crise sanitária acabou, nós preferimos nos resguardar e eliminamos essa área”, acrescenta ele.

Sobreviveu à tragédia do Covid-19 a ideia do percurso sem cantos, ligeiramente cronológico, que traz cerca de 160 itens, incluindo uma raridade, um álbum com fotos de quando Freire era bebê. Há também um original de Pedagogia da Autonomia (1996), um de seus livros mais famosos, além de depoimentos em vídeo, abordando a aplicação de conceitos criados pelo educador na música, teatro, medicina e arquitetura. “Não quero que as pessoas saiam da exposição gostando de Paulo Freire, mas, sim, refletindo sobre assuntos importantes de que ele tratou, como o respeito aos diferentes saberes e a necessidade do diálogo, principalmente da escuta”, propõe Ferreira.

Continua após a publicidade

> Itaú Cultural, Avenida Paulista, 149, ☎ 2168 1777. Terça a domingo, 11h às 19h. Grátis. Agendar visita em: itaucultural.org.br. Até 5 de dezembro. Com acessibilidade para deficiente físico.

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

Publicado em VEJA São Paulo de 22 de setembro de 2021, edição nº 2756

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.