Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Exposição no Farol Santander cria constelação com sombras luminosas

A croata Maja Petric é responsável pela instalação que é formada por um corredor e uma espécie de cubo com 98 metros cúbicos

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 fev 2020, 12h19 - Publicado em 21 fev 2020, 12h19

Constelação — Somos Todos Feitos de Luz, no Farol Santander, é uma instalação da croata Maja Petric. A obra tem início em um corredor com laterais coloridas e brilhantes, criadas graças a um tecido preto com pequenos círculos de prata que refletem a luz de projetores a laser. “É uma trama feita especialmente para Maja, não posso revelar de que material são os fios”, diz o curador Antonio Curti, fazendo mistério. Na parte principal do trabalho, a receita tecido-luz-laser se repete em uma estrutura de 98 metros cúbicos. Suas faces funcionam como telas programadas por meio da inteligência artificial. Sensores de movimentos captam e gravam as silhuetas dos visitantes, formando uma coreografia que pode ou não manter a escala do que foi registrado, espraiando ou concentrando formas do corpo humano. “não há uma previsão de quando o seu reflexo voltará a aparecer, pode ser amanhã ou daqui dois meses”, exemplifica Curti, que sublinha que a narrativa é alimentada pela visitação. outro ponto interessante é que a galáxia de Maja faz uso pouco comum dos espelhos: os ambientes multiplicados, ótimos para tirar selfies, ali não têm vez. Interessa à artista criar passagens falsas e escuras que enganam e provocam os visitantes.

Farol Santander

Rua João Brícola, 24, ☎ 3553-5627. Terça a domingo, 9h às 20h. R$ 25,00. Até 3 de maio. No Carnaval, o funcionamento é normal.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.