Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Enciclopédia Negra apresenta na Pinacoteca 103 retratos de “esquecidos”

Um dos braços do projeto é um livro que conta com mais de 400 verbetes de pessoas que tiveram sua biografia escanteada pela história oficial

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 6 abr 2023, 14h11 - Publicado em 28 Maio 2021, 06h00

Enciclopédia Negra é um projeto organizado por Flávio dos Santos Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Schwarcz. Um de seus braços é um livro (Companhia das Letras, 89,90 reais) que conta com mais de 400 verbetes de pessoas que tiveram sua biografia escanteada pela história oficial. Na publicação com 720 páginas, há 36 obras associadas a personagens.

O conjunto, contudo, é maior e apresenta 103 retratos, agora exibidos na Pinacoteca. Os homens e mulheres “esquecidos” de que Enciclopédia Negra fala têm raízes africanas. Ou nasceram nesse continente ou descendem dele. Alguns chegaram ao Brasil escravizados e outros nasceram aqui, nessa condição, o que não os impediu de lutar por liberdade. O desconhecimento dessas trajetórias faz com que a visita à exposição seja marcada por um movimento repetitivo.

Escultura de Rubem Valentim em uma sala de museu. A obra é verde e vermelha e tem algumas formas geométricas
Esculturas como a de Rubem Valentim (Isabella Matheus/Divulgação)

Você olha o trabalho na parede ou na vitrine e logo abaixa a cabeça para ler a etiqueta e saber de quem se trata. Vai aos poucos, então, se cercando de gente como Trajano, retratado pela capixaba Kika Carvalho em uma tela de 2020. Ele nasceu no Amapá, no século XIX, e ajudou na criação de uma república efêmera na fronteira do Brasil com a Guiana Francesa. Um abrigo para fugitivos da escravidão. Há ainda obras do acervo da Pinacoteca, como esculturas de Rubem Valentim e Mestre Didi.

Pinacoteca. Praça da Luz, 2, ☎ 3324-1000. Quarta a segunda, 11h às 17h30. R$ 10,00. Grátis aos sábados. Visitas agendadas em tinyurl.com/yjwjyb6k. Até 8 de novembro.

Continua após a publicidade

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

Publicado em VEJA São Paulo de 02 de junho de 2021, edição nº 2740

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.