Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Confira um roteiro artístico no Aniversário de São Paulo

Exposições e atividades com entrada gratuita na Avenida Paulista, Parque Ibirapuera, MAC-USP e Grajaú

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 jan 2020, 10h30 - Publicado em 23 jan 2020, 20h02

Paulista Cultural

O aniversário de são paulo, comemorado neste sábado (25), tem como uma das atrações o paulista Cultural. Em 2020, a terceira edição do evento reúne sete instituições localizadas na via, como Itaú Cultural, Casa das Rosas, Masp e Instituto Moreira Salles. No último espaço, a grande estrela é a abertura da exposição Arquivo Peter Scheier, com curadoria da catarinense Heloisa Spada. A mostra conta com aproximadamente 350 itens, entre revistas e 170 fotos feitas pelo fotógrafo alemão. Ele chegou à capital paulista em 1937 e morou por aqui por 48 anos. “Demos destaque aos anos 40, 50 e 60. Nesse período, ele trabalhou para a revista O Cruzeiro, a primeira Bienal de São Paulo e o Masp (que aparece na foto acima, em 1966, durante sua construção)”, explica Heloisa, que elege como característica im- portante da produção de scheier a vontade de contar histórias pelas fotos. “Naquela época, vivia-se o apogeu das revistas ilustradas, o texto era quase uma legenda e as imagens tinham grande destaque”, afirma a curadora.

IMS

Avenida Paulista, 2424, ☎ 2842-9120. Terça a domingo, 10h às 19h30. Às quintas, exceto feriados, até as 21h30. Grátis. Até 24 de maio. Confira a programação completa do Paulista Cultural em: vejasp.abril.com. br/blog/arte-ao-redor.

 

Ibirapuera

O Museu de Arte Contemporânea da USP inaugura neste sábado (25), às 11h, o lambe-lambe Você Está Aqui (2020), do paulistano Tadeu Jungle. O trabalho, com 30 metros de altura e 18 de largura, ganha corpo por meio de 537 placas coladas em uma das empenas do prédio. “Na essência, esse poema é um chamamento para viver o presente, sem ansiedade”, diz Jungle, que diz que as cores usadas remetem às etiquetas de localização em mapas turísticos.

MAC-USP

Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301, ☎ 2648-0254. Terça a domingo, 11h às 21h. Grátis.

Continua após a publicidade

Grajaú Colorido

O espaço cultural Ateliê Daki promove um mutirão das 10h às 19h para criação de um painel na Rua Antônio Carlos Benjamim dos Santos, no Grajaú. A obra, com 10 metros de largura e 2 de altura, será feita por um time de seis artistas, entre eles Thainá Índia e Ayco Dany.

Mural Ateliê Daki

Rua Antônio Carlos Benjamim dos Santos, 1120, Grajaú, ☎ 97239-3005.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.