Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Bloco Ile Aiyê leva suas cores para exposição no Itaú Cultural

Mostra conta história de um dos maiores grupos de Carnaval do Brasil

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 set 2018, 17h41 - Publicado em 20 set 2018, 15h14

No Itaú Cultural, o Carnaval começa no dia 3 outubro com a abertura da ocupação Ilê Aiyê. A mostra investiga história de um dos principais blocos do país, desde seu nascimento em 1974 até hoje.

O percurso, instalado em uma área do térreo da instituição, é dividido em quatro núcleos que levam as cores da logo do grupo, são elas: amarelo, preto, vermelho e branco.

Dentre os itens exibidos, há uma série de fotgrafias feita especialmente para a ocupação, entrevistas em vídeos com personagens históricos do bloco e instrumentos de percussão, como repiques, marcações e caixas.

A programação paralela, que é um atrativo à parte, contará com shows no Auditório Ibirapuera. No dia 5, o grupo se apresenta com os blocos Ilu Inã e Ilú Obá de Min. No dia 6, o Ilê convida ao palco as cantoras baianas Xenia França e Luedji Luna.

Continua após a publicidade

O Ilê Aiyê nasceu em 1º de novembro em Salvador como resposta à exclusão de homens e mulheres negros dos blocos tradicionais da cidade. Ao longo do tempo, o grupo se diversificou e começou a desenvolver outras atividades.

Uma das ações extra-Carnaval do Ilê é a Escola Mãe Hilda, que é um colégio de ensino fundamental, com mensalidade gratuita. A instituição atende 100 estudantes, com idade entre 7 e 12 anos de idade. “Lá, também tratamos da temática afro, não como religião, mas como ancestralidade (investigação e estudo das nossas origens)”, afirma Val Benvindo, produtora do Ilê.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.