Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Bienal de São Paulo começa hoje (4) no Parque Ibirapuera

Mostra tem entrada gratuita e conta com a participação de 91 nomes

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 set 2021, 11h30 - Publicado em 4 set 2021, 11h26

A Bienal de São Paulo abre sua trigésima quarta edição neste sábado (4). A entrada no pavilhão Ciccillo Matarazzo onde acontece a mostra é gratuita. Ao todo, foram selecionados 91 nomes para exposição, dentre artistas e coletivos. Assina a curadoria o italiano Jacopo Crivelli, que junto a sua equipe, deu ao evento o título de Faz Escuro Mas Eu Canto, que é um verso do poema amazonense Thiago de Mello.

As obras estão divididas em 14 enunciados que não têm nomes. A expografia é marcada pela construção ditas peles, estruturas que criam ambientes menores na construção monumental e que são revestidos de placas de madeira, policarbonato e juta. Permeia a mostra a tentativa de encontro entre diferentes forma de ver o mundo, com o destaque para cosmologias indígenas, presentes nos trabalhos dos artistas Jaider Esbell e Daiara Tukano, dentre outros. Desse diálogo, contudo, não emerge o consenso plácido, mas embates e também pontos sem compreensão total.

Afora a mostra no pavilhão, há obras distribuídas pelo parque, como as esculturas infláveis de Esbell e os personagens gigantes de Paulo Nazareth. Há ainda outras 17 exposições na cidade, em instituições, como o Museu de Arte Contemporânea da USP, que são parte de uma rede construída pela mostra, que também reflete à descentralização.

A Bienal de São Paulo segue até 5 de dezembro, o horário de visitação é 10h às 19h.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.