Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

A história por trás dessa foto com a bandeira do Brasil

Trabalho foi produzido pelo artista goiano Benedito Ferreira

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
24 abr 2020, 20h20

O fundo de cor púrpura não consegue absorver o brilho da bandeira do Brasil, feita com cetim. A vibração do tecido, contudo, não detém o corpo, que aparece estirado no tampo da mesa. Quem vê a imagem do artista Benedito Ferreira pode pensar que ela foi feita um pouco antes do período da quarentena, em sinal de desespero. Apesar da sintonia entre a foto e o sentimento da população brasileira durante o período atual, que envolve também crises políticas, há uma outra história por trás da cena.

Há dois anos, Benedito percorria a rua Augusta com os amigos em busca de um lugar para papear. “No final da rua, mais próximo à praça Roosevelt, encontramos um bar simples, daqueles que conseguiram escapar da especulação imobiliária”, relembra ele, que escolheu uma das mesas como locação para um autorretrato. “Me chamou atenção o fundo púrpura, dramático, com a bandeira do Brasil em cetim brilhante”, explica o goiano, que fez a imagem com seu celular.

O rosto escondido e a posição dos braços não surgiu ao acaso, em outros autorretratos o artista utiliza esse expediente também em um misto de solução para timidez e tentativa de tornar uma situação individual algo que tenha maior amplitude. “Espero que as pessoas possam se colocar naquele lugar, que elas possam se sentar ali, comigo”, aponta o artista que localiza também na obra a referência à performance A Artista Está Presente, da sérvia Marina Abramovic, mas sem pompa, é importante ressaltar.

Sobre o hiato entre a produção da fotografia e a postagem dela, Benedito diz: “Gosto que elas tenham um tempo de depuração e que eu possa encontrar um lugar propício para elas serem vistas.” Acerca do contexto atual, de estímulo, por meio de editais ou ações informais, para produção de trabalhos durante a crise, o goiano opina: “Tenho revisitado meu arquivo de imagens, refletido sobre que fiz nos últimos dez anos. Quero primeiro absorver o que está acontecendo para depois me manifestar.”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.