Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Avenida Faria Lima ganha túnel luminoso com 24 metros de extensão

Obra do artista catarinense Leandro Vigas tem 106 tubos de LED acoplados

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 Maio 2019, 15h05 - Publicado em 15 Maio 2019, 19h59

Um túnel luminoso com 24 metros de extensão ficará instalado até 31 de maio no canteiro central da Avenida Faria Lima, no trecho que fica na frente do Museu da Casa Brasileira (MCB) e engloba parte da ciclovia e uma porção da faixa de pedestres.

A estrutura, que conta com 128 tubos de LED acoplados, chama-se Light Path e foi criada pelo artista catarinense Leandro Mendes, 37, mais conhecido como Vigas. “A ideia é que as pessoas entrem na instalação e se sintam transportadas para uma realidade diferente”, afirma.

Para que essa “viagem” aconteça, Light Path conta também com uma trilha sonora instrumental, que estimula os visitantes a diminuir o ritmo, deixando de lado heroicamente os barulhos de uma das vias mais movimentadas da cidade. Detalhe, para conseguir aproveitar melhor a obra, é indicado ir até lá das 17h à 0h.

Light Path faz parte das ações que o festival SP_Urban realiza em parceria com o Observatório do Trânsito durante o mês de maio. O objetivo é a conscientização dos atores que transitam nas vias paulistanas. “É preciso que meios de transporte, sejam eles carros, bicicletas e patinetes, convivam de forma respeitosa”, assinala Marília Pasculli, 35, curadora da iniciativa. 

Continua após a publicidade
Obra na fachada da FIESP: ações para conscientização no trânsito (Divulgação/Divulgação)

Há ainda outras três obras pela cidade com a mesma temática, exibidas na fachada do prédio da Fiesp, na Avenida Paulista. São elas: Melância (2019), de Marco Loschiavo e William Hebling, Modal (2019), do artista Vapor, e Running Safe (2019), de Ricardo Palmieri. Essa última é um game inspirado em direção defensiva. Para jogá-lo, é necessário ir até o outro lado da via, na altura da rua Rio Claro, e acessar uma área de apoio, onde é disponibilizado um tablet. A partida emocionante dura 90 segundos. A brincadeira é gratuita. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.