Clique e assine por apenas 6,90/mês
Arte ao Redor Tatiane de Assis é repórter da Veja SP. Acredita que as artes visuais podem aproximar pessoas e descortinar novas facetas da vida.

ArtRio é pichada e não apaga mensagem feita como protesto

Feira, que acontece na Marina da Glória, conta com oitenta galerias

Por Tatiane de Assis - Atualizado em 5 fev 2020, 13h45 - Publicado em 20 set 2019, 17h29

Os visitantes da ArtRio foram pegos de surpresas na quarta (18), por volta das 18h30, por uma pichação em uma das paredes do galpão, na Marina da Glória, onde acontece a feira, que vai até domingo (22). A mensagem curta, onde lê-se a palavra “Negro”, teve sua autoria assumida pelo coletivo Massive Ilegal Arts (MIA), que, no Instagram, deu uma explicação: “Intervenção na @artrio_art para mostrar o quanto a arte contemporânea é segregadora e quer afastar os negros da arte. Mas somos a RESISTÊNCIA e estamos aqui pra provar que o NEGRO está no poder e não pode contar com a $ORT€!!! Chora playboy!!!!”

A ex-consulesa e jornalista francesa Alexandra Loras estava no evento no momento da ação: “Foi algo rápido e com muita adrenalina. Era só pintura, não foi agressão”. Para ela, a pichação do artista estimula o debate sobre a questão racial. “No Brasil, apesar da maioria da população ser negra, vemos uma segregação cordial em espaços de elite. Talvez o incômodo provoque uma discussão.”

Procurados pela reportagem da Vejinha, a organização da ArtRio disse não ter, até o momento, a intenção de apagar a intervenção. Contudo, estão em análise medidas em relação ao caráter ilegal do ato. Em 2019, a feira, que nasceu em 2011 e é comandada por Brenda Valansi, conta com a participação de oitenta galerias.

View this post on Instagram

Continua após a publicidade

NEGRO Intervenção na @artrio_art para mostrar o quanto a arte contemporânea é segregadora e quer afastar os negros da arte. Mas somos a RESISTÊNCIA e estamos aqui pra provar que o NEGRO está no poder e não pode contar com a $ORT€!!! Chora playboy!!!! Video @alexandraloras

A post shared by M . I . A (@massive_mia) on

+ PODCAST Cozinha do Lorençato conversa com Helena Rizzo, chef do Manì

Continua após a publicidade

 

Publicidade