ArtRio é pichada e não apaga mensagem feita como protesto

Feira, que acontece na Marina da Glória, conta com oitenta galerias

Os visitantes da ArtRio foram pegos de surpresas na quarta (18), por volta das 18h30, por uma pichação em uma das paredes do galpão, na Marina da Glória, onde acontece a feira, que vai até domingo (22). A mensagem curta, onde lê-se a palavra “Negro”, teve sua autoria assumida pelo coletivo Massive Ilegal Arts (MIA), que, no Instagram, deu uma explicação: “Intervenção na @artrio_art para mostrar o quanto a arte contemporânea é segregadora e quer afastar os negros da arte. Mas somos a RESISTÊNCIA e estamos aqui pra provar que o NEGRO está no poder e não pode contar com a $ORT€!!! Chora playboy!!!!”

A ex-consulesa e jornalista francesa Alexandra Loras estava no evento no momento da ação: “Foi algo rápido e com muita adrenalina. Era só pintura, não foi agressão”. Para ela, a pichação do artista estimula o debate sobre a questão racial. “No Brasil, apesar da maioria da população ser negra, vemos uma segregação cordial em espaços de elite. Talvez o incômodo provoque uma discussão.”

Procurados pela reportagem da Vejinha, a organização da ArtRio disse não ter, até o momento, a intenção de apagar a intervenção. Contudo, estão em análise medidas em relação ao caráter ilegal do ato. Em 2019, a feira, que nasceu em 2011 e é comandada por Brenda Valansi, conta com a participação de oitenta galerias.

+ PODCAST Cozinha do Lorençato conversa com Helena Rizzo, chef do Manì

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s