Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Arte têxtil é esmiuçada em mostra em SP

Ana Carolina Ralston assina a curadoria da exposição, que traz obras de Tomie Ohtake, Norberto Nicola, Iberê Camargo e Regina Gomide-Graz

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
2 nov 2021, 19h04

A partir da próxima terça (9) a exposição Oriente-Ocidente – Histórias Do Tecer entra em cartaz na galeria André. Trata-se de um panorama cronológico e predominantemente nacional sobre a arte têxtil, a partir da perspectiva da curadora Ana Carolina Ralston.

Entre os nomes veteranos, estão Madeleine Colaço (1907-2001), Jean Gillon (1919-2007), Tomie Ohtake (1913-2015), Norberto Nicola (1931-2007), Iberê Camargo (1914-1994) e Regina Gomide-Graz (1897-1973).

Nicola também teve obras têxteis exibidas em uma exposição da galeria Bergamin & Gomide em 2020. Camargo e Regina, por sua vez, tiveram essa verve de suas produções revistas, em 2021, em mostras no Instituto Tomie Ohtake (ITO) e no Museu de Arte Moderna (MAM).

Valorização da arte têxtil

As referências às exposições passadas serve, cabe destacar, a evidenciar que há em tempos recentes um maior interesse do circuito de artes visuais na arte têxtil. Uma das mostras pioneiras disso foi  Têxteis Pré-Colombianos, no Masp, em 2019.

Essa maior atenção se relaciona a uma revisão em voga da história da arte. A partir do século 18, as linguagens foram divididas entre “belas artes” e “artes aplicadas”. Esse primeiro termo foi amplamente divulgado a partir de um livro de Charles Batteaux (1713-1780), de acordo com o dicionário Oxford de Arte.

Continua após a publicidade

A lista inicial das belas artes seria revisada pouco depois pelo filósofo D’Alembert (1717-1783) e se estabeleceria como englobando pintura, a escultura, a arquitetura, a poesia e a música. Ou seja, a arte têxtil foi deixada em segundo plano.

Ainda sobre esse assunto, a pesquisadora Ana Paula Simioni, que  fez a curadoria de uma exposição com bordados, chamada Transbordar, exibidas em unidades do Sesc, vai mais longe na investigação dessa divisão: “A desvalorização das artes têxteis está ligada ao surgimento das academias no século 16. Antes, nas corporações de ofício, pintores e tecelões trabalhavam juntos.”

 

Oriente-Ocidente – Histórias Do Tecer, valores e dias de visitação

Voltando à exposição de Ana Carolina Ralston na galeria André, haverá obras de outros nomes contemporâneos. São eles: Alex Rocca, Luiza Caldari, Naia Ceschin, Rodrigo Ohtake e Alexandre Heberte.

Continua após a publicidade

A mostra vai até 3 de janeiro de 2022. A visitação é gratuita e ocorre de segunda a sexta, 9h às 19h; sábado, das 10h às 14h. O endereço da galeria é Rua Estados Unidos, 2280, Jardim América.

Obrigada pela visita. Você pode conferir mais informações sobre artes visuais no  Instagram da crítica de arte e repórter Tatiane de Assis.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.