Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

A revolução afetuosa de Priscila Barbosa

Com tons pasteis, artista paulistana questiona padrões de beleza e de comportamento

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
15 jan 2021, 06h00

Priscila Barbosa, 30, leva para os prédios de São Paulo e para seu perfil no Instagram (@priii_barbosa) mulheres encapuzadas e plantas ditas de proteção, vide o mural Granada (2020), localizado em Pinheiros e comissionado pelo festival NaLata. A incisividade do seu desejo pela igualdade entre gêneros surpreende por ser pintada em tons pastel. “Acredito em uma revolução, mas não acho que seja preciso deixar o afeto de lado para alcançá-la.

” Os capuzes de suas divas fazem referência a manifestações feministas na América Latina. “Em 2020, passei o 1º de março no Chile. Lá, vi que as mulheres na linha de frente dos protestos, além do lenço no pescoço, utilizavam essa espécie de capuz”, conta a paulistana, que também se recorda desse acessório na adolescência, quando garotos na Zona Leste, onde ela nasceu e viveu até os 25 anos, empinavam sua bicicletas.

“Moro no centro faz cinco anos, não me sinto inteiramente daqui. Mas me sinto bem, estou mais perto de museus.” Sensação parecida também a acompanhou quando cursou artes visuais no Centro Universitário de Belas Artes: “Eu me sentia inadequada, o ambiente e as pessoas eram muito diferentes”, explica Pri. “Era frustrante porque o desenho que eu fazia, figurativo, não era o que eles me pediam lá. Mas não desisti, porque pude aprender sobre arte contemporânea e o universo do que achava possível para mim se ampliou”, exemplifica, com sua doce mania de persistir.

Obrigada pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para conferir minhas postagens no Instagram.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.