A região Nordeste pode ser resumida em poucas palavras?

Exposição, no Sesc 24 de Maio, defende que não e traz um panorama complexo com mais de 300 obras

O Sesc 24 de Maio abriga À Nordeste, com 343 obras de mais de 160 artistas. A mostra, organizada por Bitu Cassundé, Clarissa Diniz e Marcelo Campos, alinhava diferentes representações da região sem buscar uma resposta única. Nesse jogo complexo, não foge de problemas recorrentes, como a pobreza, abordada nas gravuras da série Meninos de Recife(acima, 1962), de Abelardo da Hora (1924-2014). Contudo, não a transforma na única face da capital pernambucana para o resto do país.

 

Meninos Do Recife (1962), de Abelardo da Hora

Meninos Do Recife (1962), de Abelardo da Hora (Acervo MAMAM/Divulgação)

 

A migração aparece pelas mãos do sergipano Bispo do Rosário (1909-1989) e ganha tons fantásticos: o artista não fala de sua mudança para o Rio de Janeiro, mas de sua viagem para o céu (!). A roupa que vestiria na ocasião, o Manto da Apresentação (no detalhe, abaixo), traz desenhos e nomes de pessoas que ele gostaria que Deus salvasse. o artista Cristiano Lenhardt tangencia essa conversa sobre deslocamentos de forma mais terrena. Ele saiu do Rio Grande do sul para viver em pernambuco, onde fez a série de litogravuras Vermelho (no detalhe, abaixo; 2014). Nomes como Romero Britto, Glauber Rocha, Ayrson Heráclito, Bárbara Wagner e Benjamin de Burca ajudam a trazer diversidade ao painel. Sesc 24 de Maio. Rua 24 de Maio, 109, 1 República, ☎ 3350-6300. Terça a sábado, 9h às 21h; domingo e feriados, 9h às 18h. Grátis. Até 25 de agosto.

 

Manto de Apresentação, de Bispo do Rosário

Manto de Apresentação, de Bispo do Rosário (Rafael Adorjan/Divulgação)

 

Uma das obras da série Vermelho, de Cristiano Lenhardt

Uma das obras da série Vermelho, de Cristiano Lenhardt (Cristiano Lenhardt/Divulgação)

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s