Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Uma atitude dos participantes do MasterChef irritará Erick Jacquin

Lideradas por Rafael e Willian, as equipes terão de preparar banquete doce em fábrica pertinho da capital no episódio desta terça (2)

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h33 - Publicado em 2 out 2018, 13h16

A primeira prova desta terça (2) é o terror de quase todos os participantes do MasterChef, tanto amadores quanto profissionais. Divididos em duas equipes, uma liderada por Rafael e a outra por Willian, os competidores serão levados à moderna sede da Cacau Show, que fica às margens da Rodovia Castelo Branco, em Itapevi. A missão será preparar um banquete doce.

Os participantes precisarão usar o chocolate em cinco sobremesas que serão servidas a 90 convidados, todos funcionários da empresa. Entre eles, estarão muitos especialistas como chocolatiers e provadores constantes de doces feitos com cacau.

Azuis e vermelho: prova na fábrica de chocolate (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

É a primeira vez que o MasterChef tem um menu apenas de doces. Para realizar as receitas, que poderão ser de um bombom a um minibolo e de uma torta a uma carolina, tudo de livre escolha, eles terão três horas mais 30 minutos de serviço.

Parece tempo suficiente, mas haverá muitas dificuldades. As equipes, por exemplo, se arriscarão em temperar o chocolate e obterão resultados irregulares.

Costa: empresário recebe os jurados e Ana Paula Padrão (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

A falta de padrão gerará muita discussão interna nos dois grupos. Como se não bastasse, os bate-bocas também se estendem aos times rivais. Um acusa o outro de ter escondido parte do chocolate para prejudicar a concorrência. Ou seja, o reality entrou na era mais picuinha do que seriedade profissional, no nível mastertreta.

Continua após a publicidade
(Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Para coroar a encrenca, há muita desorganização na cozinha, o que leva Jacquin a surtar com os participantes. Ele fica irritado com a falta de controle nos processos de produção e, especialmente, com o desperdício. “Não quero passar vergonha”, berra a plenos pulmões.

Azuis: liderança de Willian (Carlos Reinis/Band)

A avaliação será feita pelos votos dos convidados e de Alexandre Costa, o dono da Cacau Show. São eles quem decidem os merecedores do paredão. Caso haja empate, os jurados  Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Erick Jacquin (Le Bife) e Henrique Fogaça (Sal Gastronomia e Cão Véioserão convidados a desempatar, enquanto Ana Paula Padrão assiste ao voto de Minerva.

O zen Paulo: deixou a competição para voltar a Alagoas (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

De volta ao estúdio, o cardápio muda completamente. Foi pensando para homenagear os 110 anos da imigração japonesa, completada em junho deste ano (escrevi o capítulo introdutório para o livro Moderna Cozinha Japonesa, de Katarzyna J. Cwiertka, lançado uma década atrás pela Editora Senac por época do centenário e esgotado no momento).

Continua após a publicidade

Os profissionais encontrarão uma mesa com sugestões muito variadas, que vão dos bolinhos de arroz cobertos por peixe às milanesas típicas. Cada um terá direito de escolher a preparação com qual se sente mais à vontade.

Haverá muitos elogios dos jurados. Acaba saindo alguém que não fez um prato ruim, mas uma receita que não estava de acordo com a premissa da prova. É essa pessoa que vai se juntar ao zen Paulo, que deixou o programa na semana passada.

Conheça os participantes:

(Divulgação/Divulgação)

Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram. As novidades quentes aparecem também no meu Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.