Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Um novo Saj no lugar do Fillipa

Comandado apenas pelo chef Renato Lopes desde março de 2010, o contemporâneo Fillipa serviu seu último fish & chips no domingo passado. Clientes mais fieis perceberam que a casa não abriu nesta terça. E não voltará a funcionar mais. Desde que foi inaugurado em 2005 por Ina de Abreu, do Mestiço, e pelo próprio Lopes, […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 fev 2017, 12h35 - Publicado em 5 abr 2012, 21h09

O Fillipa sai de cena: em dois meses deve se transformar na primeira filial do Saj (Foto: Mario Rodrigues)

Comandado apenas pelo chef Renato Lopes desde março de 2010, o contemporâneo Fillipa serviu seu último fish & chips no domingo passado. Clientes mais fieis perceberam que a casa não abriu nesta terça. E não voltará a funcionar mais. Desde que foi inaugurado em 2005 por Ina de Abreu, do Mestiço, e pelo próprio Lopes, o restaurante nunca alcançou a rentabilidade que esperavam seus proprietários. “Tinha uma operação cara, num imóvel superdimensionado”, diz Lopes.

Trio de pastas do Saj: babaganuche, coalhada seca e homus pelo menos preço da Vila Madalena no Jardim Paulistano em dois meses (Foto: Fernando Rodrigues)

Dessa vez, o chef-empresário partiu para uma mudança radical. Ele se associou à dupla Paulo Abbud Filho e Ricardo Castanho Pinho, do Saj, em maio do ano passado. Juntos, eles decidiram agora montar no lugar do Fillpa a primeira filial do restaurante árabe da Vila Madalena.

O salão já está em obras. “Em dois meses, devemos estar prontos para a inauguração”, diz. “O cardápio será idêntico nas duas casas, inclusive nos preços, porque acreditamos que as pessoas querem comer bem sem gastar muito.” O empresário fala com experiência no assunto. Em 2009, o Saj foi eleito o Bom e Barato pela edição especial “Comer & Beber” de VEJA SÃO PAULO e voltou a receber indicação para melhor árabe no ano passado.

Continua após a publicidade

Paulo Abbud Filho e Ricardo Castanho Pinho: donos do Saj com o prêmio de Bom e Barato no “Comer & Beber” de 2009

A sociedade com Lopes e a compra do ponto fazem parte dos planos de expansão da marca Saj pela cidade. “Estamos investindo 1,5 milhão de reais no novo endereço”, contabiliza Abbud. Do extinto Fillipa, restará apenas a panificadora, que funcionava por lá. Lopes continuará vendendo pães a restaurantes como o Maní, o Le Jazz Brasserie, Olea Mozzarella Bar e O Pote do Rei.

Lopes: da cozinha contemporânea para a culinária árabe (Foto: divulgação)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.