Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Trattoria Fasano participa da Semana da Cozinha Regional Italiana

Em sua quinta edição, a Semana da Cozinha Regional Italiana, conhecida também pelo nome na original, Settimana della Cucina Regionale Italiana, promete ser ainda mais quente neste ano. Pela primeira vez, uma casa da grife Fasano, o mais importante nome da gastronomia da Itália no Brasil, ingressa no elenco de restaurantes, sempre com 20 endereços. […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 10h32 - Publicado em 29 ago 2016, 12h10
Rogério Fasano: "continuo como parceiro da Hotel Marco Internacional, da construtora JHSF" (Foto: Mario Rodrigues)

Rogério Fasano, na Trattoria:  “Participaremos pela primeira vez e receberemos um chef da Úmbria” (Foto: Mario Rodrigues)

Em sua quinta edição, a Semana da Cozinha Regional Italiana, conhecida também pelo nome na original, Settimana della Cucina Regionale Italiana, promete ser ainda mais quente neste ano. Pela primeira vez, uma casa da grife Fasano, o mais importante nome da gastronomia da Itália no Brasil, ingressa no elenco de restaurantes, sempre com 20 endereços. A Trattoria, especializada em cozinha meridional e do sul, é uma das mais novas participantes.

+ Em vídeo: as delícias portuguesas da Padaria da Esquina

Além da Trattoria, também são novidades o Attimo, do empresário Marcelo Fernandes, e o Ristorantino, do restaurateur Ricardo Trevisani. Os neointegrantes entram no lugar deixado pelo trio La Madonnina Ravioli, Pomodori e Zena Caffè.

Samuele Bovini: chef apresenta pratos da Úmbria no Trattoria (Foto: divulgação)

Samuele Bovini: chef apresenta pratos da Úmbria no Trattoria (Foto: divulgação)

Responsável pelos endereços com o sobrenome de sua família, Rogério Fasano conta que que acha importante essa troca com chefs italianos. “Estou muito curioso. É uma proposta legal. Pode ser que ao final o evento, o chef deixe dois pratos bárbaros para a gente. Além disso, o Zé Branco, que toma conta da cozinha, está muito empolgado”, diz o restaurateur.

Continua após a publicidade

Quem estará no Trattoria enquanto o festival estiver em cartaz é Samuele Bovini, de 36 anos. Depois trabalhar por uma década em vários restaurantes, Bovini integra há quatro anos o corpo de docentes da Università dei Sapori, sediada na cidade de Montebello, próxima à Perugia. O chef também desenvolve sua faceta de escritor — é formado em Ciências da Comunicação — e escreveu dois fascículos para a coleção La Cucina Regionale Italiana, publicada pelo jornal La Repubblica. Bovini fará receitas típicas da Úmbria.

Promovido pelo consórcio formado por Italia Trade Agency (ITA), Italian Culinary Institute for Foreigners (Icif), Instituto Italiano di Cultura (ICC), Accademia Italiana della Cucina, Agenzia Nazionale del Turismo (Enit) e Câmara de Comércio Italo-Brasileira (Italcam), com apoio da Embaixada da Itália e do Consulado Geral Italiano de São Paulo, o evento gastronômico está programado entre 17 a 23 de outubro.

Como sempre acontece, cada casa recebe um representante de uma região italiana que prepara de pratos especiais nesse período. Confira os restaurantes participantes e as regiões representadas.

Aguzzo -> Molise

Attimo -> Trentino-Alto Adige

Continua após a publicidade

Buttina -> Lazio

Casa Santo Antônio -> Calábria

Friccò -> Valle d’Aosta

Maremonti -> Lombardia

Osteria del Pettirosso -> Basilicata

Continua após a publicidade

Pasquale -> Veneto

Picchi -> Marche

Piselli -> Piemonte

Ristorantino -> Abruzzo

Santo Colomba -> Ligúria

Continua após a publicidade

Sensi -> Friuli-Venezia Giulia

Spadaccino -> Emilia-Romagna

Supra -> Puglia

Terraço Itália -> Toscana

Trattoria -> Úmbria

Continua após a publicidade

Tre Bicchieri -> Sicília

Vinarium ->Campânia

Vinheria Percussi -> Sardenha

Caderno de receitas:
+ Espaguete com queijo grana padano, do Nico Pasta & Basta
+ Il vero fettuccine Alfredo di Roma
+ Tiramisu original. É  bico!
+ Cheesecake de Nutella, do Gardênia

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter e pelo Instagram.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.