Clique e assine por apenas 6,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 28 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Participantes do Top Chef preparam menu especial no Mandioca Cozinha

O almoço, neste domingo (26), tem como proposta servir criações do trio de competidores do reality culinário em exibição na Record

Por Arnaldo Lorençato - 25 May 2019, 13h27

Além de ser um restaurante especializado na mais consumida das raízes brasileiras, o Mandioca Cozinha está empenhado na divulgação do vegetal que lhe dá nome. A casa de Madu Melo, que fica na Vila Buarque, recebe os chefs Alex Sotero, Dadis Vilas Boas e Cadu Carneiro, integrantes do reality culinário Top Chef, da Rede Record, para preparar um menu especial de almoço neste domingo (26).

Escolhe-se entre duas entradas e dois pratos principais e há uma única sobremesa. Para começar, o trio serve terrine de avestruz com vinagrete do fruto pupunha e tomate verde ao molho de melaço e tucupi preto ou biju com vinagrete do fruto pupunha e tomate verde do molho de melaço, tucupi preto e agrião. Seleciona-se na sequência ou a barriga de porco com aligot de mandioca ao molho de jabuticaba com salada de broto e flores ou o capelete de cebola no caldo de cogumelos e legumes tostados. Encerra a refeição a fita de mandioca com sorvete de chocolate, compota de caju e lascas de castanha de caju. Três das opções são vegana, entre elas o doce.

O almoço é o terceiro do Projeto Descobre Brasil com objetivo de captação de recursos que serão destinados a uma série de seis documentários sem fins lucrativos. Como proposta, cada um desses episódios trata de um subproduto da mandioca: cauim, polvilho, farinhas, tiquira e tucupi. A intenção é evidenciar sua importância na alimentação brasileira, sua valorização mundo afora e ainda a chancela da ONU como alimento do século XXI.

Titular dos fogões e dona do Mandioca Cozinha, Madu Melo é responsável pela empreitada junto do cineasta italiano Riccardo Rossi. Assim que estiver concluída, a série sobre a raiz brasileira ficará disponível gratuitamente no canal de YouTube e  também em universidades como material educativo. “Ainda não temos nenhum episódio. Vamos começar a gravar em dezembro e a previsão é que esteja pronto em março”, adianta Madu.

Continua após a publicidade

Menu Top Chef
Preço por pessoa: 69 reais por pessoa, ou 109 com harmonização de bebidas

Mandioca Cozinha
Rua Doutor Cesário Mota Junior, 187, Vila Buarque. Domingo, 12h30/16h30.

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma
+ O tiramisu original
+ O melhor petit gâteau do Brasil

E para não perder as notícias mais quentes que rolam sobre São Paulo, assine a newsletter da Vejinha

Publicidade