Participantes do Top Chef preparam menu especial no Mandioca Cozinha

O almoço, neste domingo (26), tem como proposta servir criações do trio de competidores do reality culinário em exibição na Record

Além de ser um restaurante especializado na mais consumida das raízes brasileiras, o Mandioca Cozinha está empenhado na divulgação do vegetal que lhe dá nome. A casa de Madu Melo, que fica na Vila Buarque, recebe os chefs Alex Sotero, Dadis Vilas Boas e Cadu Carneiro, integrantes do reality culinário Top Chef, da Rede Record, para preparar um menu especial de almoço neste domingo (26).

Escolhe-se entre duas entradas e dois pratos principais e há uma única sobremesa. Para começar, o trio serve terrine de avestruz com vinagrete do fruto pupunha e tomate verde ao molho de melaço e tucupi preto ou biju com vinagrete do fruto pupunha e tomate verde do molho de melaço, tucupi preto e agrião. Seleciona-se na sequência ou a barriga de porco com aligot de mandioca ao molho de jabuticaba com salada de broto e flores ou o capelete de cebola no caldo de cogumelos e legumes tostados. Encerra a refeição a fita de mandioca com sorvete de chocolate, compota de caju e lascas de castanha de caju. Três das opções são vegana, entre elas o doce.

O almoço é o terceiro do Projeto Descobre Brasil com objetivo de captação de recursos que serão destinados a uma série de seis documentários sem fins lucrativos. Como proposta, cada um desses episódios trata de um subproduto da mandioca: cauim, polvilho, farinhas, tiquira e tucupi. A intenção é evidenciar sua importância na alimentação brasileira, sua valorização mundo afora e ainda a chancela da ONU como alimento do século XXI.

Titular dos fogões e dona do Mandioca Cozinha, Madu Melo é responsável pela empreitada junto do cineasta italiano Riccardo Rossi. Assim que estiver concluída, a série sobre a raiz brasileira ficará disponível gratuitamente no canal de YouTube e  também em universidades como material educativo. “Ainda não temos nenhum episódio. Vamos começar a gravar em dezembro e a previsão é que esteja pronto em março”, adianta Madu.

Menu Top Chef
Preço por pessoa: 69 reais por pessoa, ou 109 com harmonização de bebidas

Mandioca Cozinha
Rua Doutor Cesário Mota Junior, 187, Vila Buarque. Domingo, 12h30/16h30.

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma
+ O tiramisu original
+ O melhor petit gâteau do Brasil

E para não perder as notícias mais quentes que rolam sobre São Paulo, assine a newsletter da Vejinha

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s