Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Tiramisu: fecha o restaurante onde se inventou o mais famoso doce italiano

A notícia causou comoção em toda a Itália: o Alle Beccherie, na cidade de Treviso, fecha as portas em 30 de março, depois do fim rigoroso inverno europeu

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 23 mar 2022, 23h38 - Publicado em 6 mar 2014, 21h17
Alba Campeol, de 82 anos: dividi a autoria da receita com o confeiteiro, Roberto Linguanotto (Foto: Gabriele Coassin e Francesco Russo)Alba Campeol: divide a autoria da receita com o confeiteiro, Roberto Linguanotto (Foto: Gabriele Coassin e Francesco Russo)

A notícia causou comoção em toda a Itália e foi estampada pelos principais jornais daquele país, entre eles o La Reppublica, Corriere della Sera, La Tribuna di Treviso e Il Gazzettino. O Alle Beccherie, na cidade de Treviso, tem data para certa para fechar. No dia 30 de março, um domingo pouco depois do fim do rigoroso inverno europeu, o restaurante serve sua última refeição. Foi vitimado por uma crise financeira decorrente da paulatina fuga de clientes.

+ Aprenda a receita do tiramisu original

+ A história do tiramisu

+ Bom e barato em Roma: comer como rei e pagar como plebeu

+ Restaurantes estrelados em Roma

Continua após a publicidade

+ Quer saber onde almoçar ou jantar? Veja a lista de restaurantes selecionados

Mas por que tantos lamentos? Explica-se. No Alle Beccherie, foi criada uma das sobremesas mais famosas do mundo: o tiramisu. Como atesta a Academia Italiana de Culinária, o doce ganhou seu formato ideal em 1972 depois de muitos experimentos realizados pela dona do restaurante,  Alba Campeol, de 82 anos, e seu confeiteiro, Roberto Linguanotto. Ironicamente, os Campeol lutam para conseguir patentear a receita.

É o ponto final para um restaurante fundado no fim dos anos 1930, mas que descende de uma hospedaria e de uma casa de carnes abertas no século no princípio do século XIX. Morre, mas deixa uma marca que raras empresas de alimentação conseguiram legar. O Alle Beccherie permanece eternizado por uma receita que o tornou universal.

O tiramisu, um pavê de biscoitos savoiardi (primos da bolacha champanhe) envoltos em creme de queijo mascarporne com gemas batidas, foi copiado exaustivamente não só na Itália e ganhou muitas variações e releituras por chefs de todos os calibres.

Continua após a publicidade

Tornou-se a sobremesa oficial de quase todos os restaurantes italianos. Estive em Roma nos dois últimos anos e não houve um lugar que eu visitasse que não fizesse o doce – da simplíssima e adorável trattoria Da Settimio ao refinado La Pergola, com menu do chef Heinz Beck e único três estrelas Michelin da capital italiana.

No Brasil, foi introduzido por casas como o Massimo e o Maria Zanchi de Zan. Ambos, faziam tiramisus primorosos. Lembro-me também com saudade do doce preparado na fase inicial La Vecchia Cucina, de Sergio Arno. Como o Alle Beccherie, esse três restaurantes paulistanos também desapareceram.

+ Massimo: o fechamento de um dos mais tradicionais restaurantes paulistanos

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.