Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Taberna da Esquina é a nova casa do chef Vítor Sobral

Depois do sucesso da Tasca da Esquina nos Jardins, filial do consagrado restaurantes de Lisboa, o chef Vítor Sobral está abrindo o segundo estabelecimento na cidade. Junto com o sócio Edrey Momo, da rede de pizzarias 1900, o cozinheiro português inaugurará a Taberna da Esquina. “Desenvolvi o conceito ‘esquina’ para vários negócios. Em Lisboa, temos […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 21h51 - Publicado em 31 Maio 2014, 15h19
Sobral: agora no Itaim com uma proposta mais simples  (Foto: Nicolas Lemonnier)

Sobral: agora no Itaim com uma proposta mais simples (Foto: Nicolas Lemonnier)

Depois do sucesso da Tasca da Esquina nos Jardins, filial do consagrado restaurantes de Lisboa, o chef Vítor Sobral está abrindo o segundo estabelecimento na cidade. Junto com o sócio Edrey Momo, da rede de pizzarias 1900, o cozinheiro português inaugurará a Taberna da Esquina. “Desenvolvi o conceito ‘esquina’ para vários negócios. Em Lisboa, temos também a Cervejaria da Esquina, marisqueria se onde comem, além de frutos do mar, bifes com cerveja e vinho verde. A Taberna da Esquina é uma novidade criada especialmente para São Paulo.”

+ Helena Rizzo, do Maní, é a melhor chef do mundo

+ 50 menus executivos por até 50 reais

+ Ranking com os melhores rodízios de comida japonesa de São Paulo

+ Quer saber onde almoçar ou jantar? Veja a lista de restaurantes selecionados

Continua após a publicidade

+ Para bancar o chef: as receitas de VEJA SÃO PAULO

Ainda mais informal que o irmão mais velho e com uma pegada de bar, o novo estabelecimento fica no Itaim e tem a inauguração programada entre o fim de julho e o princípio de agosto. Conversei com Sobral no início de maio, quando ele veio a cidade para visitar a obras. “A base de nossa cozinha será o bacalhau grelhado no carvão e acompanhados de vinho”, adianta o estilo culinário. O endereço é  Rua Bandeira Paulista, 812, esquina com a Leopoldo Couto de Magalhães Júnior.

Detalhe do salão: ambiente simples

Detalhe do salão: ambiente simples

A inspiração para Sobral foram as tabernas do passado. “A moçada pegava suas jarras e tirava a bebida diretamente dos barris. Não pudemos fazer isso aqui, mas colocamos as pipas nos fundos das duas salas”, diz o chef ao explicar os elementos de decoração. Como nas outras casas montadas por ele, a cozinha é à vista, assim como o bar. Elementos de madeira e a pedra trazida de Estremoz, cidade da região alentejana onde nasceu completam o estilo da casa.

xxx

Balcão para tomar vinho: revestido em madeira clara

Continua após a publicidade

No cardápio da Taberna das Equina, Sobral reserva uma linha de petiscos em conserva, também chamados “da lata”. “Teremos os filetes de sardinha com abacate e coentros, o carapau laminado com tostas de pão de trigo e as anchovas com queijo de minas grelhados e orégãos”, revela. Na linha de frituras, não faltarão o pastel de bacalhau ao molho de tomate picante, as pataniscas com feijão-verde e o rissole de bacalhau e camarão.

Taberna da Esquina: finalmente em uma esquina e agora no Itaim (Design: )

Taberna da Esquina: finalmente em uma esquina e agora no Itaim

No Brasil, as fronteiras dos negócios para Sobral não se limitam a São Paulo. Ele está levando a Tasca da Esquina a João Pessoa. A capital da Paraíba abrigará a segunda filial brasileira do restaurante, desta vez em sociedade com o empresário Pedro Graça, português radicado naquela cidade nordestina. Deve estar pronta para funcionar em poucos dias, agora no início de junho. O cozinheiro, que parece nunca descansar, usa o intervalos de suas viagens a São Paulo e a Lunda, onde está abrindo a Kitanda da Esquina, para escrever mais um livro, agora sobre pimentas. Desta vez, trabalha em parceria com o botânico paulista Gil Felippe, autor entre títulos de Grãos e sementes — a vida encapsulada (Senac, 430 páginas, 89,90 reais).

Espaço para vinhos: parte frontal de barricas fixadas em uma das paredes

Espaço para vinhos: parte frontal de barricas fixadas em uma das paredes

Confira a primeira versão do cardápio da Taberna da Esquina, ainda sem preços.

Continua após a publicidade

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.