Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Memória: há quase 50 anos no mesmo ponto, Sushiguen foi demolido

O restaurante fundado pelo chef japonês Mitsuaki Shimizu (1946-2017) deve entrar em reforma e tem previsão de ficar pronto no início de 2022

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h04 - Publicado em 8 out 2021, 06h00

Quem passou recentemente pela galeria comercial no térreo do Edifício Barão de Ouro Branco, de frente para a Avenida Paulista, levou um susto. O ponto ocupado há quase cinco décadas pelo tradicional restaurante japonês Sushiguen foi completamente demolido.

Há algum tempo com problemas de hidráulica, o imóvel era alvo de frequentes queixas dos condôminos do prédio. Foi assim que os atuais proprietários decidiram por abaixo as instalações distribuídas em dois pavimentos para promover uma renovação completa.

“O Sushiguen, aberto em 1974, nunca passou por uma reforma, só por ajustes de problemas pontuais”, conta Julio Shimizu, sobrinho do fundador, o sushiman Mitsuaki Shimizu (1946-2017), que fez história na cidade com seu famoso tirashizushi, um sushi numa caixa de laca com pescados por cima do arroz, até hoje o prato mais pedido do cardápio.

“Pusemos tudo abaixo para começar do zero, com um salão vazio”, explica o cozinheiro e empresário que tem como sócios dois dos três filhos de Mitsuaki, Hideto e Takeshi, também sushimen — a outra filha, Karen, fabrica a cerveja Shimizu.

Na foto, tirada em 2008, posa a então equipe de sushimen, composta por Julio Shimizu, dois ex-funcionários (André Ide e Hiroshi Ota) e o fundador, Mitsuaki Shimizu
A equipe: Julio Shimizu, dois ex-funcionários (André Ide e Hiroshi Ota) e o fundador, Mitsuaki Shimizu (Sushiguen/Divulgação)

A mudança radical tem a intenção de deixar o espaço mais confortável para os clientes, se tudo der certo, a partir de janeiro de 2022. A cozinha, por exemplo, vai para o pavimento superior, onde haverá também uma sala privativa.

Continua após a publicidade

O número de lugares tem previsão de ser reduzido dos antigos 86 para 75 assentos. Só se conservará o balcão original, que será apenas repaginado, assim como detalhes da decoração.

“O investimento será de mais de meio milhão de reais. A marcenaria em estilo japonês é muito cara”, diz Julio. Enquanto o novo Sushiguen não fica pronto, os pratos podem ser saboreados no Washoi, restaurante mais simples na mesma galeria, que também pertence a Julio Shimizu. Além disso, a clientela pode matar a saudade dos sushis, hoje preparados por Takeshi Shimizu, via delivery.

Assine a Vejinha a partir de 8,90 mensais

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:

Facebook: Arnaldo Lorençato

Continua após a publicidade

Instagram: @alorencato

Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

 

Assine a Vejinha a partir de 8,90 mensais

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.