Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 29 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Sukiyaki do Bem: ceramista Hideko Honma promove o evento beneficente pela nova vez

É hoje (27), às 19h30. Chega à nova edição o evento Sukiyaki do Bem, promovido pela ceramista Hideko Honma. Como tem acontecido nos últimos anos, algumas salas do Hotel Tivoli Mofarrej transformam-se em sede desse evento beneficente. Neste ano, o jantar para 350 pessoas será preparado por cinco chefs renomados, japoneses ou de ascendência oriental: Adriano Kanashiro (Momotaro), […]

Por Arnaldo Lorençato Atualizado em 26 fev 2017, 15h48 - Publicado em 27 jun 2015, 13h45
Jantar beneficente: Hideko com os chefs Koike, Kanashiro e Muro

Jantar beneficente: Hideko com os chefs Koike, Kanashiro e Muro (Fotos: Greg Salibian)

É hoje (27), às 19h30. Chega à nova edição o evento Sukiyaki do Bem, promovido pela ceramista Hideko Honma. Como tem acontecido nos últimos anos, algumas salas do Hotel Tivoli Mofarrej transformam-se em sede desse evento beneficente.

Neste ano, o jantar para 350 pessoas será preparado por cinco chefs renomados, japoneses ou de ascendência oriental: Adriano Kanashiro (Momotaro), Shin Koike (Sakagura A1), Tadashi Shiraishi (ex-Nobu de Saint Moritz e Mykonos), André Saburó (Quina do Futuro, Recife) e pela pâtissiere Saiko Izawa (Attimo). Participa também Guillermo Muro, responsável pelas cozinhas do Hotel Tivoli Mofarrej.  Eles preparam diferentes versões de sukiyaki, clássico cozido de carnes e verduras. Haverá ainda uma harmonização de sakê e vinhos a cargo do sommelier Benedito Filho. O cardápio pode ser conferido no fim do post.

Muro: kenchinjiru sopa vegetariana budista

Muro: kenchinjiru sopa vegetariana budista

Como faz tradicionalmente ao fim do jantar, Hideko organiza um leilão de pratos de cerâmica customizados e autografados pelo próprios chefs que participam da preparação do banquete e de colegas que atuam na capital como Salvatore Loi, Bella Masano, Emmanuel Bassoleil, Carlos Ribeiro e o trio de masterjurados do programa MasterChef Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Paola Carosella. Também poderão ser disputados aos lances do martelo objetos cedidos por esportistas como Cafu, Hugo Hoyama, Lars Grael e Amyr Klink, presentes no evento.

O Sukiyaki do Bem tem apoio do Consulado Geral do Japão, da Fundação Japão em São Paulo e do SENAC, cujos alunos de gastronomia participam da preparação das receitas.

A renda obtida nesta noite destina-se a duas entidades, a Assistência Social Dom José Gaspar – Ikoi no Sono e a Fundação Cafu.

Sukiyaki do Bem
Hoje (27), a partir das 19h30
Hotel Tivoli Mofarrej
Preço individual: R$ 500,00
Os convites estão à venda nos seguintes locais: Atelier Hideko Honma (Rua Pintassilgo, 429, Moema, tel.: 5042 4459) e Associação Dom Jose Gaspar – Ikoi no Sono (Rua São Joaquim, 381, sala 42, Liberdade, tel.: 3209 0215)

Koike: shabu-shabu frio estilo "wafu-salada"

Koike: shabu-shabu frio estilo “wafu-salada”

Continua após a publicidade

Em seis etapas, o menu chega é servido nessa sequência:

Salmão marinado, acompanhado dos cremes de tofu com shissô e cítrico com tobiko, pelo chef Adriano Kanashiro

Atum de sol selado na manteiga de garrafa, farofa de shissô, palha de alho-poró, purê de cará e brotos de coentro, pelo chef André Saburó

Shabu-shabu servido frio à moda “wafu-salada”, pelo chef Shin Koike

Kenchinjiru  sopa vegetariana consumida por monjes budistas em texturas com caldo quente, pelo chef Guillermo Muro

Kurumi missô, a barriga de porco grelhado no missô
acompanhada de legumes, pelo chef  Tadashi Shiraishi

Compota de pêra no saquê, pela confeiteira  Saiko Izawa

 

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade