Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Spadaccino promove desafio de vinhos na Vila Madalena

Uma das melhores e mais charmosas trattorias da cidade, o Spadaccino fará uma degustação às cegas de vinhos da uva pinot noir, intitulada Desafio da Vila Madalena. De um lado, estarão três garrafas de origem francesa, do outro, três produzidas nos Estados Unidos. Todos os tintos selecionados foram avaliados por guias e revistas internacionais com […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 fev 2017, 12h14 - Publicado em 6 ago 2012, 10h30

Vinhos em competição: três rótulos franceses e três americanos (Foto: Luciana Ferraz)

Uma das melhores e mais charmosas trattorias da cidade, o Spadaccino fará uma degustação às cegas de vinhos da uva pinot noir, intitulada Desafio da Vila Madalena. De um lado, estarão três garrafas de origem francesa, do outro, três produzidas nos Estados Unidos. Todos os tintos selecionados foram avaliados por guias e revistas internacionais com notas acima de 90 pontos. A prova, realizada por um júri de dez ou doze especialistas, está programada para o jantar de amanhã, terça (7), a partir das 20h.

Contará com os seguintes exemplares:

Americanos

1 – Paul Hobbs Pinot Noir Russian River Valley 2009

2 – Walter Hansel “North Slope Vineyard” Russian River Valley Pinot Noir 2008

3 – Merry Edwards Pinot Noir Meredith Estate Russian River Valley 2007

Continua após a publicidade

Franceses

4 – Romanée Saint-Vivant Grand Cru Domaine Jean-Jacques Confuron 1999

5 – Gevrey Chambertin Premier Cru “Les Cazetieres” Maison Champy 2002

6 – Clos des Lambrays Grand Cru Morey-Saint Denis 2006 *

+ Conheça todas as regras estabelecidas pelo restaurante para a degustação

Nessa noite, a ideia é reproduzir o famoso Julgamento de Paris, que ocorreu na capital francesa, virou tema de livro e chegou aos cinemas. Não sem uma admirável petulância, o comerciante de vinhos inglês Steven Spurrier resolveu promover, em 1976, uma degustação comparativa entre os exemplares californianos das castas chardonnay e cabernet sauvignon com os melhores rótulos franceses das mesmas varietais. Foram convidados os maiores degustadores da época. Entre eles estava Odette Kahn, famosa editora da “Revue du Vin de France” que depois de anunciado os campeões, contestaria os resultados. Somados os votos dos dez tintos participantes, o vencedor foi o americano Stag’s Leap Wine Cellars 1973, seguido dos três gigantes franceses Château Montrose, Château Mouton Rothschild e Château Haut-Brion, todos da safra 1970. No caso dos brancos, o vencedor também foi um californiano, o Chateau Montelena.

Continua após a publicidade

* Atualização em 09/08/12

Originalmente, a lista passada pelo restaurante incluía na degustação o rótulo Vosne-Romanée Domaine des Perdrix 2007, substituído pelo Clos des Lambrays Grand Cru 2006.

Nova adega: capacidade para até 1 200 garrafas (Foto: Tadeu Brunelli)

As novidades sobre a bebida no Spadaccino não se limitam ao Desafio da Vila Madalena. Em abril, o restaurante ganhou uma nova adega para 1.200 garrafas, instalada no salão da entrada. Responsável pela seleção dos rótulos, o sommelier Alberto Amorim, marido da proprietária Paula Lazzarini, acaba de ampliar a carta de sessenta para oitenta rótulos. “Concentramos a oferta em uma faixa de preços de 60 a 80 reais”, diz ele. Há também uma nova seleção especial, com a maioria dos vinhos a preços mais elevados. Confira:

Read more

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.