Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Reunidos no Serata Tema, restaurantes italianos servem menus especiais

O evento rola apenas no jantar desta terça (24) em 22 endereços paulistanos, que priorizam ingredientes importados da Itália nas receitas

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h31 - Publicado em 24 ago 2021, 17h12

Um grupo de endereços italianos serve cardápios especiais na noite desta terça (24) na chamada de Serata Tema. A ação, que acontece pela primeira vez presencialmente na cidade, integra o projeto True Italian Taste, organizado pelo governo italiano para divulgar a gastronomia e ingredientes importados da Itália em mais de 20 países.

Apenas no jantar, os 22 endereços oferecem menus com antepasto, primeiro prato e/ou segundo prato e sobremesa. Quem optar por três itens vai desembolsar valores que variam de 120 a 280 reais. O preço completo em quatro etapas pode oscilar entre 140 e 360 reais, conforme o estabelecimento.

Em cada uma das receitas, pelo menos um dos ingredientes tem de ter certificado de autenticação DOP (Denominação de Origem Protegida) ou IGP (Indicação Geográfica Protegida). Entre eles, o vinho Marsala DOP que vai no molho do filé com cogumelos do Attimo Per Quattro e o vinagre Balsâmico de Modena IGP que vira uma redução na panacota do Ristorantino.

No Santo Colomba, no Jardim Paulista, o chef Alencar de Souza propõe um percurso (189 reais o completo e 169 reais o reduzido) que pode começar com o carpaccio de atum, alcaparras e azeite de oliva Monte Etna DOP e seguir para a massa seca de Gragnano IGP ao ragu de linguiça toscana. Para encerrar, aqui também tem panacota com calda de morangos enfeitada com redução de vinagre balsâmico de Modena IGP. 

Prato branco com carne ao molho, batata e molho decorando ao redor
Filé com mix de cogumelos trufados e batatas do Attimo: o vinho Marsala DOC é usado na receita (Divulgação/Divulgação)

Outros participantes da Serata Tema são: Basilicata Trattoria, Casa Santo Antônio, Circolo Cucina, Divina Comédia, La Piadina, Lassù, Luce, Maremonti (Campo Belo e Vila Olímpia), Picchi, Pina, Piselli Sud, Sensi, Sughetto, Supra, Tre Bicchieri, Vinarium, Vinheria Percussi e Zena Caffè. O projeto é apoiado pela Italcam, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura.

Com reportagem de Nathalia Meirinho e Saulo Yassuda.

Continua após a publicidade

Assine a Vejinha a partir de 8,90 mensais

 

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:

Facebook: Arnaldo Lorençato

Instagram: @alorencato

Twitter: @alorencato

Continua após a publicidade

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas: + Fettuccine alfredo como se faz em Roma

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.