Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 29 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Após fechar o Micaela, Fábio Vieira se torna chef do Santo Grão

Rede de cafés aguarda o término da fase emergencial para lançar pratos do cozinheiro

Por Arnaldo Lorençato Atualizado em 8 abr 2021, 23h55 - Publicado em 2 abr 2021, 06h00

A boa nova vem depois da notícia triste. Premiado como chef revelação em 2014 por VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER, Fábio Vieira se viu sem alternativa durante este longo período de pandemia e acabou fechando seu restaurante, o Micaela, em 25 de janeiro. O cozinheiro tinha planos de se fixar em Ilhabela, onde já vem tocando um restaurante num hotel.

Mas a ausência dele nos fogões profissionais paulistanos foi breve. As inventivas receitas brasileiras que ele fazia têm novo endereço na capital. Marco Kerkmeester, um dos fundadores da rede de cafés Santo Grão, convidou Vieira para tocar as cozinhas de seus restaurantes, oito no total — um deles em Curitiba.

Picadinho com chips de mandioquinha: prato disponível no delivery do Micaela
Picadinho com chips de mandioquinha: prato disponível no delivery do Micaela Gladstone Campos / Realphotos/Divulgação

“Estava procurando um novo chef de produção, sem sucesso”, diz o empresário. Ele conta que chegou até a buscar no Google “how to find a chef” (como encontrar um chef) e recebeu a resposta “vá a seu restaurante favorito e ofereça trabalho para o seu chef”. No caso do Micaela, que ele nem conhecia, a surpresa foi como um lugar tão simples pôde conquistar quatro das cinco estrelas máximas do COMER & BEBER.

Provada a comida, ele não teve dúvida. “Ele é um Picasso na cozinha e com empatia”, exagera, com enorme entusiasmo. “Era exatamente quem estava buscando nos últimos dezoito anos de Santo Grão.” Entre as receitas do cozinheiro que poderão ser provadas na reabertura está o picadinho com arroz de queijo da serra da Canastra, chips de mandioquinha e farofa fria caipira (R$ 69,00), que por enquanto está disponível no delivery do Micaela (WhatsApp. 98837-9705, Rappi), expedido de uma dark kitchen no Itaim Bibi.

“Sou o chef executivo. estou reformulando todo o cardápio: café da manhã, almoço e coisas que podem ser pedidas o dia todo”, diz Vieira. “Estou feliz, usando ingredientes de pequenos produtores e receitas brasileiras preparadas com técnicas espanholas.”

Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais

Continua após a publicidade

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:

Facebook: Arnaldo Lorençato

Instagram: @alorencato

Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas: + Fettuccine alfredo como se faz em Roma

Continua após a publicidade

Publicidade