Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Sai Rive Gauche Cuisine entra Galuska

Não faltou coragem à empresária Ida Maria Frank e seus sócios para mudar. Afinal, em restaurante que não está dando certo é preciso fazer uma renovação completa. A transformação radical de cardápio acontece no Rive Gauche Cuisine, instalado na cobertura do Shopping Cidade Jardim. + Paulo Barros deixa o Grupo Egeu “O Rive Gauche não deu o […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 13h18 - Publicado em 16 abr 2016, 15h07
Ida Maria e a filha Virginia: coragem para uma mudança radical (Foto: Carol Gherardi)

Ida Maria e a filha Virginia: coragem para uma mudança radical (Foto: Carol Gherardi)

Não faltou coragem à empresária Ida Maria Frank e seus sócios para mudar. Afinal, em restaurante que não está dando certo é preciso fazer uma renovação completa. A transformação radical de cardápio acontece no Rive Gauche Cuisine, instalado na cobertura do Shopping Cidade Jardim.

+ Paulo Barros deixa o Grupo Egeu

“O Rive Gauche não deu o retorno que esperava dele, tanto do ponto de vista comercial quanto de conceito. Era um franco-italiano ao lado do Due Cuochi Cucina [sucesso desde a inauguração em 2008 e filial da igualmente bem-sucedida matriz do Itaim]. Foi se assumindo francês e ficou sem autenticidade”, admite a restauratice.

Continua após a publicidade
Rive Gauche: franco-italiano que não vingou (Foto: Fernando Moraes)

Rive Gauche: franco-italiano que não vingou (Foto: Fernando Moraes)

Quando reabrir nesta segunda (18), a casa, fechada desde o dia 4 deste mês, terá um conceito completamente novo. A opção de Ida e sua filha Virgínia Jancsó, braço direito da empresária nos negócios, é por uma casa de culinária variada. A troca mais radical está no nome.

+ Dois novos restaurantes de Salvatore Loi, um deles com Paulo Barros

Continua após a publicidade

O lugar passa a ser chamar Galuska — a pronúncia é gáluska –, sonora palavra húngara que significa um nhoque usada para o nhoque, também conhecido como nokedli (essa foi a palavra mais usual que encontrei quando visitei Budapeste, a capital do foie gras). Na receita original, é feito apenas de farinha, ovo, água e sal, resultando em uma consistência mais firme do que o nhoque de batata italiano. Está sempre ao lado de prato ensopados. Talvez você já tenha ouvido falar no nome alemão desse nhoque: spätzle, muito comum na Europa Central e em restaurantes dessa especialidade na capital.

Lasanha de espinafre: uma das receitas do cardápio (Foto: Deni Bloch)

Lasanha de espinafre: uma das receitas do cardápio (Foto: Deni Bloch)

“Ao buscar o nome, meu deu a vontade de fazer uma cozinha que me fosse familiar e me inspirei na minha sogra que era húngara e cozinhava divinamente. Foi ela quem me ensinou muitos macetes. Mas nossa cozinha terá apenas gulaska de húngaro”, explica Ida.

Continua após a publicidade

+ Minha avaliação dos restaurantes dos jurados do MasterChef

Ida garante ainda que esse será um restaurante mais jovem que o Rive Gauche Cuisine com um toque mais feminino e pratos mais leves, entre eles o carpaccio de atum, o tartare de salmão e a salada de quinoa. “Queria fazer um lugar descontraído com uma cozinha mais simples”, conta.

Peixe do dia: na companhia de molho de manjericão e cogumelos (Foto: Deni Bloch)

Peixe do dia: na companhia de molho de manjericão e cogumelos (Foto: Deni Bloch)

Continua após a publicidade

Para supervisionar o fogão, ela trouxe Tony Gualberto, do extinto Magari, no Itaim. O chef incluiu no cardápio pratos como a lasanha de espinafre, o peixe do dia ao molho de manjericão com espinafre e a paleta de corderio com galuska, este prato oficial para o domingo. O nhoque húngaro pode ser pedido como guarnição para qualquer prato e, nesse caso, custa 16 reais.

+ La Guapa, empanaderia de Paola Carosella

Gualberto que é baiano como Ida fará até uma moqueca típica do litoral de seu estado natal, com um toque de dendê e em porção para duas pessoas. E ainda como passou pelo Vecchio Torino, o cozinheiro repetirá uma receita imbátivel da casa italiana: o nhoque ao molho de tomate com queijo fontina. Agora, é provar para saber se ficará tão bom quanto o original.

Continua após a publicidade

No ambiente, a troca será na cor das paredes e na arrumação dos móveis. haverá ainda um lounge e, como grande novidade, um bar de ostras.

O Galuska (tel.  3758-2616) abre nesta segunda (18) e funciona até quarta (20) servindo apenas o almoço executivo com preço de 51 reais sem sobremesa e 59 incluindo um doce. A partir de quinta, funciona normalmente.

A conferir.

Caderno de receitas:
+ Il vero fettuccine Alfredo di Roma
+ Tiramisu original. É  bico!
+ Petit gâteau, do chef Erick Jacquin

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.