Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Rodrigo Aguiar cozinha com o Filipe Leite do La Frontera

Chef revelação por VEJA COMER & BEBER 2017/2018 é o convidado para preparar menu especial no quatro-estrelas de cozinha variada

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h13 - Publicado em 25 mar 2019, 15h55

Pouco a pouco, o movimento iniciado dois anos atrás no La Frontera vai se tornando uma tradição. O chef Filipe Leite, responsável pelo menu do quatro-estrelas de cozinha variada, convida um colega para fazer parceria no fogão.

Assim desde 2017, passaram pela casa muitos chefs que comandam endereços campeões da edição especial VEJA COMER & BEBER. São nomes como o de Alex Atala, D.O.M., onde se encontra a melhor cozinha de autoral da cidade, Tatiana Szeles, do Marcha e Sai, vencedor na categoria bom e barato de comidinhas, o chef do ano Paulo Shin, do ótimo Komah, entre outros.

salao-20-jpg-jpeg.jpeg
La Frontera: para jantar exclusivo com o chef de casa do Tatuapé (Divulgação)

Nesta terça (26), Rodrigo Aguiar, também premiado, pela edição 2017/2018 de COMER & BEBER como chef revelação à frente de seu restaurante, o Rios no Tatuapé, prepara com o anfitrião um menu feito na grelha, característica do La Frontera. “Não conhecia o restaurante e queria homenageá-los de alguma forma, utilizando a brasa”, conta Aguiar.

Sobre o uso da grelha, Aguiar tem uma teoria. “Todos os chefs têm uma fissura, uma tara por defumação feita com carvão, principalmente com brasa”, acredita. Filipe Leite concorda e entrega que todos os colegas que estiveram nesses encontros a quatro mãos contaram desejar uma churrasqueira como a do La Frontera. “Nossa cozinha não é muito tecnológica, mas tem esse lado rústico que agrada os chefs”.

Aguiar: chef revelação por VEJA COMER & BEBER 2017/2018 (Leo Martins/Veja SP)

No La Frontera, o menu de cinco etapas criado por Rodrigo custa 137 reais e tem toques contemporâneos. Conta com pedidas como um pão sourdough de centeio com rapadura tostado na brasa na companhia de manteiga de cachaça e cumaru, para o couvert, e cebola assada no melaço e no tomilho, com espuma de cebola tostada e emulsão de ouriço de segunda entrada.

Um cupim defumado durante 48 horas guarnecido de purê de cenoura e zimbro mais emulsão de coentro, couve e minicenoura grelhada faz o papel de prato principal. De sobremesa, reserva o sorbet de erva-doce com musse de iogurte e morango marinado em calda de pimenta dedo-de-moça.

Sobremesa do convidado:  sorbet de erva-doce com musse de iogurte e morango marinado na calda de pimenta dedo-de-moça (Divulgação/Divulgação)

Rodrigo Aguiar, que inaugurou recentemente uma casa de sanduíches, a Zoe Sandwich Shop, deixa escapar que passou por fase de adaptação depois de faturar o prêmio de chef revelação no Rios. “Estou em uma região difícil e, com a procura mais alta depois da premiação, acabei me adaptando ao gosto das pessoas, perdendo um pouco da minha identidade”, assegura e apontando uma correção de rota. “Há quatro ou cinco meses, estou me readaptando. Quero voltar a trabalhar com pratos contemporâneos, que valorizem produtos brasileiros.”

Ainda em uma conversa com Aguiar, foi perguntada a possibilidade de ele mudar seu restaurante para outra região da cidade. O chef revela que recebeu várias propostas, mas que não pretende sair da Zona Leste. “Abracei a ideia de trazer o novo para a região e eu quero continuar insistindo nisso”, garante. Os convites para abrir outras casas, inclusive com diferentes abordagens e tipos de cozinha, existem e não são descartadas pelo cozinheiro.

Continua após a publicidade

Para participar do evento, é necessário fazer reserva pelo número 3159-1197. O evento de abril já tem data para acontecer, e contará com a presença de Rodrigo Oliveira, do Mocotó, na noite do dia 17 de abril.

Com reportagem de Gabriela Santos

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma
+ O tiramisu original
+ O melhor petit gâteau do Brasil

E para não perder as notícias mais quentes que rolam sobre São Paulo, assine a newsletter da Vejinha.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.