Restaurante com menu de Erick Jacquin se transforma em gastrobar com pizza

Famosa pizzaria de Moema ocupa a partir desta quinta (6) o ponto deixado pelo bistrô, em Pinheiros, que fechou as portas em julho

A pizzaria Dona Firmina começa a dar filhotes — dois de uma vez. Só que em um formato diferente da matriz. São os bares Firmina Pinheiros, que abre as portas para o público nesta quinta (6), e Firmina Centro, cuja previsão de abertura é 14 de setembro.

Responsável pelas duas inaugurações e único proprietário do negócio, Mauricio Sá conta que quando criou o primeiro endereço em 2013 já pensava em ir além promover uma ampliação. “Gastrobar é uma tendência que estou apostando em Pinheiros”, diz, o empresário que também tem participação  no Le Bife, dividida com outros quatro sócios.

Fachada remodelada: endereço para pedir discos individuais, drinques e pratos da chef Mirian Candiani

Fachada remodelada: endereço para pedir discos individuais, drinques e pratos da chef Mirian Candiani (Divulgação/Divulgação)

Foi justamente o consultor culinário do Le Bife, o chef Erick Jacquin, um dos três jurados do MasterChef Brasil, que o aproximou dos donos do ponto de Pinheiros, onde funcionou o Tartar & Co. No extinto bistrô Jacquin era também responsável pelo cardápio.

“Tudo começou pelo ponto de Pinheiros, quando Cassio [Elisabetsky] me procurou disse que ele e o irmão tinham decidido fechar o Tartar, do qual eram sócios. Como também são donos do imóvel, ele perguntou se eu não tinha interesse de montar uma Dona Firmina Pizzaria no local”, conta. Como conhecia o lugar, via potencial justamente para montar um bar-restaurante e criou o Firmina Gastronomia e Bar.

Sá: investimento de 300.000 reais para transformar o Tartar & Co em gastrobar

Sá: investimento de 300.000 reais para transformar o Tartar & Co em gastrobar (Divulgação/Divulgação)

Também no mês de agosto,  em uma das conversa de Sá com Elisabetsky, ofereceu o endereço do centro, o El Punto Gringo, do qual também era dono, não havia decolado e também encerraria as atividades.

“Fui conhecer e tomei a decisão de fazer ao mesmo tempo as duas casas. A do centro será um pizza-bar com delivery à noite numa região que está virando um centro gastronômico”, entusiasma-se.

Sá vê vantagens em arrematar os dois pontos em lugares regiões diferentes da cidade. “Como ambos estavam fechados, consegui negociar bem. Em Pinheiros, estou pagando um aluguel e ‘assumi’ o passivo trabalhista dos funcionários – a maioria vai ficar na casa. O montante gira em torno de 250.000 300.000 reais”. Também foi necessária uma reforma pequena para renovar ambiente e fachada. No centro, as alterações resumiram-se à fachada e decoração. “A casa estava pronta e os funcionários serão novos. Dos antigos, ficaram somente dois” contabiliza.

No cardápio, a pegada é fazer pizzas ítalo-portuguesa, repetindo a proposta da matriz. Em Pinheiros, quem toca a cozinha, que funciona a partir do meio-dia, é a chef Mirian Candiani. No cardápio elaborado por ela, encontram-se petiscos e pratos principais, alem de pizzas individuais e sobremesas. Estão entre as pedidas bolinho de bacalhau, alheira, minipolpettone e arancino, mais pratos como o filé ao molho de pimenta-verde e purê de batata e o capelete de rabada com molho de castanha-do-pará.

No Firmina Central, que ainda está sendo finalizado, as opções se resumem a pizzas, sanduiches e drinques. Como no bar de Pinheiros, os discos saem do forno apenas em discos individuais. A ambição de Sá nessa unidade é incentivar o consumo de pizzas inclusive na hora do almoço.

Como acontece na matriz de Moema, nos dois novos endereços, a massa é preparada com farinha italiana e passa por um processo longo de fermentação que dura cerca de 48 horas. O objetivo é o obter uma base de textura mais elástica e, ao mesmo tempo, leve para a digestão.

Há coberturas como as clássicas italianas margherita e caprese (mussarela, mussarela de búfala, tomate-caqui, manjericão e pasta de azeitonas pretas); além das novidadeiras de sotaque luso portuguesa com certeza (queijo da Serra da Estrela, presunto defumado, ovo estrelado, anéis de cebola-roxa e tempero verde) e minho (paio assado sobre uma camada de queijo e pesto de couve).

A conferir.

Firmina Pinheiros
Avenida Pedroso de Morais, 1003, Pinheiros, tel. 3031-1020.
Abertura a partir de 12h, nesta quinta (6).

Firmina Central
Avenida Vieira de Carvalho, 179, centro, tel. 3223-3878.
Abertura prevista para 14 de setembro.

Confira o cardápio do Firmina Pinheiros:

 (Divulgação/Divulgação)

Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram. As novidades quentes aparecem também no meu Twitter.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s