Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Restaurant Week: 10 dicas para fugir de roubadas

O sucesso foi tão grande na última edição, em março deste ano, que repetimos aqui a ferramenta especial e exclusiva que desenvolvemos para você aproveitar melhor a Restaurant Week. Simples e rápida, é fácil de consultar tanto no computador quanto no celular todos os menus especiais para o evento – clique aqui para entrar na […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 23h48 - Publicado em 17 set 2014, 19h26
prato interrogacao

Um roteiro para não entrar em frias

O sucesso foi tão grande na última edição, em março deste ano, que repetimos aqui a ferramenta especial e exclusiva que desenvolvemos para você aproveitar melhor a Restaurant Week. Simples e rápida, é fácil de consultar tanto no computador quanto no celular todos os menus especiais para o evento – clique aqui para entrar na ferramenta.

+ Tudo sobre o teste da Paçoquita versus a Nutella
+ Restaurante francês com cozinha de bistrô faz refeição completa a 34,50 reais

E o melhor: dá para saber quanto se gasta para saborear entrada, prato principal e sobremesa do cardápio convencional fora do evento. Essa comparação entre os valores dos dois menus é automática e indica a economia a economia proporcionada pelo menu oferecido durante o evento.

Continua após a publicidade

Há outros detalhes a serem observados para não entrar em uma roubada. Confira minhas sugestões para evitar dores de cabeça:

1.  Vai ao restaurante pela primeira vez? A melhor coisa é perguntar ao maître ou garçom todos os detalhes sobre as sugestões do menu especial. Isso ajuda a evitar que algum ingrediente que eventualmente você não goste surja no prato pedido. É também a maneira de checar se a receita chega idêntica à descrição.

+ 10 pizzarias com redondas de dar água na boca
+ Aprenda a fazer o tiramisu original. É  bico!

Continua após a publicidade

2. Ao escolher o restaurante, leia com calma os menus de casas que oferecem almoço e jantar. Em geral, os cardápios não são idênticos nos dois horários. Muitas vezes a receita que você mais aprecia pode ser oferecida ao meio-dia mas não à noite.

3. Como são mais de duzentos endereços participantes, faça uma lista de lugares para visitar. Mas não pare aí. Consulte os cardápios disponíveis na ferramenta de VEJA SÃO PAULO para escolher os que mais lhe agradam.

4. Como muitas casas trabalham com reservas, vale a pena ligar com antecedência para garantir uma mesa. Lembre-se: sua paciência pode ser pequena para passar mais de uma hora na espera, com frequência em pé, já que, assim como você, uma pequena multidão quer aproveitar a promoção.

Continua após a publicidade

 + Conheça o restaurante com a mais bela vista de São Paulo
+ Descubra cinco restaurantes mundo afora com visuais de ofuscar a retina
5. Sim, há endereços que não aceitam reservas. Nesse caso, a solução é chegar bem cedo e, em alguns casos, antes mesmo de o restaurante abrir. Do contrário, comece a fazer mandiga para quem está na sua frente e ceda o lugar para você. Um livro de palavras cruzadas também ajuda a passar o tempo, assim como jogar paciência com um baralho ou mesmo no celular …

6. Uma coisa é certa: sua conta se resumirá aos valores cobrados pelos menus de almoço e de jantar. Ao fazer o pedido, calcule extras como couvert, água, sucos, vinho e demais bebidas alcoólicas. Cafezinho também, ok? Cheque ainda a taxa de serviço: nem sempre ele fica em 10%. Há locais que cobram uma taxa entre 12% e 15%.

+ Helena Rizzo, do Maní, é a melhor chef do mundo
 + Ranking com os melhores rodízios de comida japonesa de São Paulo

Continua após a publicidade

7. Com frequência, o couvert vira um peso extra na conta, em especial se a grana está curta. Ele só é vantajoso quando está incluído no pacote, como no Templo da Carne Marcos Bassi, onde é gigantesco e substitui a entrada. Se não couber no seu orçamento, basta dispensar o couvert.

8. Em alguns lugares, uma garrafinha de água mineral esfola a carteira. Chega a custa 8 reais, quase um quarto do valor do menu de almoço na Restaurant Week. Se for importada, o preço fica doido. Felizmente, há casa em que uma garrafa filtrada sai na faixa. Bons exemplos: os franceses Le French e o Le Repas.

+ Receita: cheesecake de Nutella
+ 50 menus executivos por até 50 reais

Continua após a publicidade

9. Quem vai de carro precisa se lembrar de que o preço do estacionamento está pela hora da morte. O preço de andar sobre quatro rodas custa, em média, R$ 25,00. Felizmente, há casas como os árabes Farabbud e Manish, que oferecem o estacionamento gratuitamente.

+ Quer saber onde almoçar ou jantar? Veja a lista de restaurantes selecionados
+ Para bancar o chef: as receitas de VEJA SÃO PAULO

10. Repito aqui uma dica exatamente idêntica à do ano passado. Ao receber a nota, confira todos os itens. Não, essa sugestão não está aqui porque acredito que os restaurantes tentarão te enganar. Pelo contrário. Mas às vezes na correria de uma casa lotada, pode haver algum erro e um item pode ser cobrado a mais ou a menos. Converse com o garçom nos dois casos.

Saboreie!

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.