Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

3 perguntas para Renzo Garibaldi, autor do menu do Cór

O açougueiro e chef, do peruano Osso, em Lima, responde pelos cortes maturados servidos no restaurante do Alto de Pinheiros

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h27 - Publicado em 25 mar 2017, 09h27

No Peru, um país conhecido pelo ceviche e outros pratos de pescados, o chef e açougueiro Renzo Garibaldi ganhou fama pela maneira especial de tratar as carnes em seu restaurante, o Osso Carnicería & Salumeria, em Lima. Sua especialidade é a maturação de prolongada pelo sistema chamado em língua inglesas dry-aged, ou seja, a seco e em temperatura controlada.

Garibaldi, que tinha vindo algumas vezes à cidade, agora finca sua bandeira por aqui. Inicialmente, ele havia sido convidado por Alexandre Mora, proprietário do restaurante variado Batubara, no Alto de Pinheiros, para fazer uma experiência pop-up. O que era para ser temporário se transformou em definitivo com uma mudança culinária do lugar, que desde o mês passado está usado o nome Cór.

Ainda que sejam poucas as opções de carne grelhada à maneira clássica — apenas cinco –, elas devem chamar a atenção. Maturadas por um período mínimo de 21 e máximo de sessenta, devem conquistar o paladar do clientes. Para entender melhor o trabalho que Garibaldi, que deve estar aqui para o soft-opening do Cór na segunda (27) e depois fará um controle à distância, conversei com ele por WhatsApp.

Confira a entrevista:

Continua após a publicidade
Cór: carnes maturadas por até 60 dias em sistema a seco com temperatura controlada ()

É a sua primeira incursão em um restaurante brasileiro?

É a primeira vez que participo de um restaurante no Brasil, mas vou constantemente ao país para fazer jantares privados para clientes. Também participei de alguns eventos beneficentes com gastronomia.

Continua após a publicidade

Como funciona o processo de maturação que você adota?

As carnes no Cór passarão pelo processo de dry age. Controlamos a umidade, a temperatura e o movimento do ar para criar um ambiente no qual a carne possa perder água e ativar as enzimas, para desenvolver sabor.

Como foi criado o cardápio do Cór?

O menu foi criado em conjunto com a chef Thais [Alves, responsável pelo andamento no dia a dia] pensando na brasa, no calor da lenha, tentando dar vida aos diferentes ingredientes através do calor das brasas. Sempre pensando no produto local, tanto para os ingredientes como para a louça e a lenha.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Continua após a publicidade

Salvar

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.