Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 29 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Receita: torta de limão-siciliano, do confeiteiro Arnor Porto

Rende para 1 torta de tamanho médio Grau de dificuldade: fácil Tempo de preparo: 1 hora + Arnor Porto assina as sobremesas do Cantaloup Ingredientes Para a base crocante 0,050 gramas de manteiga sem sal 0,035 gramas açúcar refinado 0,090 gramas de farinha de trigo Modo de preparar Misture todos os ingredientes com uma espátula e forre […]

Por Arnaldo Lorençato Atualizado em 25 fev 2017, 20h40 - Publicado em 13 dez 2016, 13h13
Receita do confeiteiro Arnor Porto (Foto: Tadeu Brunelli)

Receita do confeiteiro Arnor Porto (Foto: Tadeu Brunelli)

Rende para 1 torta de tamanho médio

Grau de dificuldade: fácil
Tempo de preparo: 1 hora

+ Arnor Porto assina as sobremesas do Cantaloup

Ingredientes
Para a base crocante
0,050 gramas de manteiga sem sal
0,035 gramas açúcar refinado
0,090 gramas de farinha de trigo

Modo de preparar
Misture todos os ingredientes com uma espátula e forre o fundo de uma forma (de preferência de fundo falso) com a mistura. Leve ao forno pré-aquecido a 170 graus por 13 minutos.
Dica do chef: Não há necessidade de untar a forma.

Continua após a publicidade

Ingredientes
Para o recheio
Raspas de meio limão-siciliano
150 millitros de suco de limão-siciliano (somente o limão espremido)
0,800 gramas de leite condensado
0,200 gramas de creme de leite de caixinha

Modo de preparar
Numa tigela, coloque as raspas e o suco de limão-siciliano. Acrescente o leite condensado e misture bem. Em seguida acrescente o creme de leite aos poucos e misture com uma espátula. Coloque o recheio sobre a base pré-assada e leve a geladeira.
Dica do chef: Caso queira servir no mesmo dia, recomenda-se levar a torta pronta ao forno, pré-aquecido a 120 graus por 7 minutos e em seguida leve a geladeira. Este processo faz com que a torta fique mais firme em um tempo de preparo mais curto.

Ingredientes
Para o merengue
0,100 gramas de clara
0,180 gramas de açúcar refinado
10 mililitros de suco de limão

Modo de preparar
Em uma panela, coloque todos os ingredientes e aqueça em fogo baixo por 3 minutos. Transfira esta mistura para a batedeira e bata por 6 minutos em velocidade média. Espalhe sob a torta da maneira que desejar.
Dica do chef: Ao levar os ingredientes ao fogo, não pare de mexer. Indico utilizar um fouet. Caso isso não seja feito, corre-se o risco de cozinhar a clara.

Caderno de receitas:
+ Receita: bolo brigadeiro sem leite condensado
+ Bolo brigadeiro passo a passo

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter.

Continua após a publicidade
Publicidade