Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 29 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Receita: lagosta no abacaxi

 Rende 1 porção Ingredientes 2 lagostas de 150 gramas cada 1 abacaxi médio 1 colher (sopa ) de manteiga sem sal 1 colher (sopa) de cebola picadinha 1 xícara de creme de leite sal e pimenta-do-reino queijo parmesão ralado para gratinar duas batatas cozidas azeite salsinha Modo de preparar Preaqueça o forno a 180º C. Coloque as […]

Por Arnaldo Lorençato Atualizado em 26 fev 2017, 19h29 - Publicado em 7 jan 2015, 23h45
Capim Santo BA camarao abacaxi11

Receita da chef Sandra Leite, do Capim Santo de Trancoso

 Rende 1 porção

Ingredientes
2 lagostas de 150 gramas cada
1 abacaxi médio
1 colher (sopa ) de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de cebola picadinha
1 xícara de creme de leite
sal e pimenta-do-reino
queijo parmesão ralado para gratinar
duas batatas cozidas
azeite
salsinha

Modo de preparar
Preaqueça o forno a 180º C. Coloque as lagostas na água fervente apenas até o momento em que elas mudarem de cor. Escorra a água e corte a lagosta no meio. Retire a casca e reserve. Em uma assadeira, corte o abacaxi inteiro ao meio tomando cuidado para não danificar o caule. Cave e retire um pouco da polpa da fruta de uma das metade. Tome cuidado de guardar o caldo que formar. Reserve. Numa panela, coloque a manteiga e a cebola e refoge até mudar ficar transparente. Coloque a lagosta e deixe refogar. Em seguida, acrescente o creme de leite e um pouco do caldo do abacaxi. Tempere com sal e pimenta. Coloque a lagosta dentro da metade do abacaxi, salpique de parmesão e leve ao forno para gratinar. Corte as batatas em gomo e salteie em uma frigideira com azeite e salsinha. Tempere com sal e pimenta.

Dica da chef: 1. sirva imediatamente porque as enzimas do abacaxi amolecerão a carne da lagosta. 2. caso não encontre lagosta, substitua por camarão e até por frango.

+ Carlos Bertolazzi: apresentador linha-dura de Cozinha sob Pressão
+ Conheça os cannoli sobre rodas
+ Receita: feijoada do Esquina Mocotó

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter.

Continua após a publicidade

Publicidade